Cuiabá | MT 23/04/2024
Variedades
Sexta, 26 de novembro de 2010, 15h37

Alunos do projeto CRRA assistem palestra na Lagoa Encantada


Alunos do 9º ano do ensino Fundamental da Escola Estadual Hermelinda de Figueiredo, localizada no bairro Coophema, na capital, assistiram no último dia (24/11), no período vespertino, no auditório engenheiro Gonçalo de Almeida, da Lagoa Encantada, bairro CPA III, palestra sobre o tema “A importância de Doar Sangue”, ministrada pela publicitária Rita de Cássia Auxiliadora da Silva, assistente de captação de doadores do MT – Hemocentro, da área de comunicação.

Os alunos assistiram a vídeos com depoimentos reais de pessoas que tiveram suas vidas salvas por uma doação de sangue, além de tirar dúvidas e ficarem bem informados sobre o ato de doar sangue e o quanto ele é importante.”A doação é uma atitude pela vida, que pode ser tomada por todos. E quando você se torna um doador, ajuda outros brasileiros. Porque, cada vez que alguém doa sangue, salva a vida de até quatro pessoas”, afirmou Rita de Cássia.

Para a professora de ciências Andréa Palu, o projeto CRRA é muito importante, facilita a participação dos alunos nos eventos, proporciona conhecimentos e envolve os alunos na construção de novas idéias, amplia a visão de aprendizagem e, ao mesmo tempo, leva informações para toda a família.

Adriana Pontes (15), aluno do 9º ano de ensino fundamental, disse que “a gente aprende e ao mesmo tempo, fica conhecendo a importância de doar sangue, sabe que doar sangue não dói, como as pessoas dizem”, concluiu.

O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular sanguíneo dos animais vertebrados. É criado na medula óssea vermelha e tem como função a manutenção da vida do organismo. O sangue é constituído por diversos tipos de células (ocasionalmente chamadas de corpúsculos); esses elementos figurados (ou formadores) constituem a parte "sólida" do sangue e cerca de 45% de volume total. Já os 55% restantes são formados de uma parte líquida chamada plasma (ou soro - plasma sem fibrinogênio) e de aproximadamente 45% de outros componentes que agrupados constituem os elementos figurados do sangue.

Neli Assunção, coordenadora do projeto CRRA informou que o Hemocentro é um banco público de doação de sangue, atua no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, no Hospital Júlio Muller e todo o estado de Mato Grosso. Funciona das 7.30h às 1730h (2ª a 6ª), aos sábados, das 07.30 às 12h. – e-mail: hemo@ses.mt.gov.br – homepage: www.saude.mt.gov/hemocentro - Captação de doares: 3321-4578.

A Atividade faz parte da Agenda Continuada do Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA), realizada pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (IDEP), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114