Cuiabá | MT 23/04/2024
Variedades
Sábado, 27 de novembro de 2010, 12h30

Dia de Campo marca início da adequação das propriedades em Santo Antônio


A comunidade ribeirinha ajudará na preservação das mudas

Com o intuito de dar início ao plantio de mudas para a adequação das propriedades ribeirinhas localizadas em Santo Antônio do Leverger (27km distante da capital), o Instituto Ação Verde realizou um Dia de Campo na última quinta-feira (25/11) na dependência do viveiro localizado na cidade. Além da adequação das propriedades, as mudas plantadas também irão neutralizar as emissões de carbono da Unimed Cuiabá, empresa que receberá a certificação do selo Floresta Viva Carbono Neutro pela neutralização de carbono do ano de 2010, entregue pelo Instituto.

O presidente da Unimed Cuiabá, João Bosco, parabenizou o Instituto pela iniciativa de recuperar as margens do rio Cuiabá e diz sentir-se honrado de participar dessa ação de conscientização. “O Instituto está de parabéns. Para a Unimed é uma honra fazer parte dessa iniciativa, um trabalho muito importante de reflorestamento”. Ele se lembra da época que passava dias na cidade quando ainda não tinha muitos habitantes. “A proliferação e ocupação com casas e comércios fez o município crescer e precisamos cuidar do rio para que essa beleza natural não acabe”, argumenta o doutor.

A presidente do Próunim, Maria Alice Thomemm, que é de família ribeirinha, gostou muito da iniciativa. “Como uma boa ribeirinha abracei a ideia, e gostaria de preservar a região. Nós fazemos parcerias com empresas sérias, e o Instituto Ação Verde nos mostrou isso, após o superintendente do Instituto, Paulo Borges, ter nos apresentado as ações que o Ação Verde realizou e está realizando”, enfatiza a presidente.

Para o vice-presidente do Próunim e diretor executivo da Unimed Cuiabá, Paulo Brustolin, esse incentivo é necessário. “Ação é muito importante e mostra para o mundo que temos que cuidar do meio ambiente. A soma desta ação com o Instituto vai trazer pontos positivos para Mato Grosso”. Ele ainda salienta que a neutralização do carbono realizado é apenas o começo. “A neutralização de carbono é o primeiro passo, e a Unimed Cuiabá é a primeira a fazer no Brasil”, argumenta.

No Dia de Campo teve também a assinatura do projeto Verde Rio – etapa Rio Teles Pires, que tem como parceira a Eletrobrás, sendo representada por Alexandre Farias Benjamin e Pedro Vilela Capanema que cuidam da Divisão de Projetos Socioambientais da empresa. O projeto dá início à recuperação das áreas degradadas que ficam às margens do rio Teles Pires, do mesmo modo que está em andamento o Projeto Verde Rio – etapa Rio Cuiabá.

O superintendente do Instituto Ação Verde, Paulo Borges, falou da importância da comunidade ribeirinha. “A comunidade ribeirinha cedeu esse espaço para a plantação das mudas. Queremos agradecer e parabenizá-los, pois sem o envolvimento da comunidade não haveria como cuidar das mudas”, finaliza o superintendente.

O evento também teve a presença do secretário da Secretaria Extraordinária de Apoio e Acompanhamento a Políticas Públicas Fundiárias e Ambientais, Vicente Falcão, do diretor executivo do Instituto Ação Verde, Ricardo Arioli e do representante da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa), Alex Sandro Marega. A Agecopa também teve as suas emissões neutralizadas referente a um workshop.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114