Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Segunda, 29 de novembro de 2010, 09h50

Professores da Unemat são premiados pelo Ministério do Esporte


A Universidade do Estado de Mato Grosso contou com quatro professores premiados no 2º Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social do Ministério do Esporte. Os professores são vinculados ao Núcleo de Estudo sobre Corpo, Educação e Cultura (Coeduc) e ao Departamento de Educação Física do campus Jane Vanini, em Cáceres.

O prêmio está na sua segunda edição, a primeira ocorreu em 2008, quando Mato Grosso não participou do processo. A participação nesta segunda edição 2010 demonstra o salto de qualidade e as contribuições que o Estado tem dado para as políticas públicas de esporte e lazer de inclusão social.

Três dos professores vinculados a Unemat por meio do Coeduc integram outras instituições de ensino, mas atuam como pesquisadores e colaboradores da Rede Cedes (Centro do Desenvolvimento do Esporte e do Lazer) do Ministério do Esporte.

Na categoria premiação regional foram contemplados com o primeiro lugar o pesquisador Arthur José Medeiros de Almeida, com o trabalho: “Esporte e cultura: esportivização de práticas corporais nos Jogos dos Povos Indígenas”. O vencedor é pesquisador integrado ao Coeduc/Unemat, atuando como pesquisador em várias ações do Núcleo, uma vez que o mesmo foi co-orientando da professora Beleni Grando, no mestrado em educação física, realizado na UnB. Arthur é colaborador na publicação de dois livros sobre a temática indígena publicado em 2010, pelo Coeduc com o Ministério do Esporte, disponíveis no site www.unemat.br/pesquisa/coeduc.

Na categoria Relato de experiência, o primeiro lugar ficou com a professora Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani com o trabalho: “Recreação e fazer: uma experiência dialética vivenciada na formação de professores de Educação Física”. A pesquisadora é membro do Coeduc/Unemat desde seu início em 2005, atuando como vice-líder do Grupo de Pesquisa com vários projetos de pesquisa e extensão no Campus de Cáceres. Contribuiu significativamente durante o processo de reelaboração do projeto do Curso de Educação Física da Unemat, e desde 2009 é docente efetiva do Departamento de Educação Física.

Na mesma categoria, o professor Ailton Ledoaldo Bicheff, ficou com o terceiro lugar com o trabalho: “Projetos de extensão: do anonimato a glória”. O professor é vinculado ao Coeduc e ao Departamento de Educação Física da Unemat.

Na categoria com premiação nacional o pesquisador Arthur José Medeiros de Almeida conquistou o terceiro lugar na categoria Ensaios com o trabalho: “Práticas corporais na contemporaneidade brasileira: compreendendo elementos interculturais para políticas públicas de esporte e lazer”.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114