Cuiabá | MT 24/04/2024
Variedades
Segunda, 29 de novembro de 2010, 13h36

Cozinha Brasil encerra o ano em Várzea Grande


O programa é uma receita especial de qualidade, economia e sabor

Mudar o hábito alimentar dos brasileiros. Este é o objetivo do Programa Cozinha Brasil do Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com a Sala da Mulher. A intenção é ensinar a população a fazer pratos altamente nutritivos, de rápido preparo e de baixo custo.

A 6ª edição do programa foi encerrada na ultima quinta-feira (25) na empresa Trimec Equipamentos, Construções e Terraplanagem, em Várzea Grande. Mas a coordenadora da Sala da Mulher, Dilair Savi, já garantiu a parceria para o próximo ano.

Dilair, explicou que a intenção é ensinar a população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício. “A finalidade é mudar o habito alimentar da sociedade elevando o nível de saúde e a qualidade de vida”, esclareceu.

Ela destacou que o programa do Sesi consegue combinar qualidade, economia e sabor, com cardápios ricos em nutrientes. “Quem participa consegue aprender a transformar e enriquecer os pratos, evitando os desperdícios, além, é claro, de ajudar na economia do orçamento doméstico”, comentou a coordenadora.

Para a realização do curso é escolhido previamente um bairro de um determinado município onde as lideranças locais se encarregam de convidar e fazer a inscrição junto à comunidade local. Em média o curso de educação alimentar tem a duração de 10 horas, sendo totalmente gratuito, e ao final os participantes recebem um livro de receitas e um certificado de conclusão.

A técnica em segurança do trabalho da Trimec, Marilza Ferreira da Silva, acredita que o curso não ensina o reaproveitamento, mas sim como utilizar corretamente os legumes, verduras e frutas que jogávamos fora. “Na verdade, aprendemos como aproveitar tudo nos alimentos. Logo coloquei em prática na minha casa e já estou ensinando minhas filhas a fazer”, contou Marilza.

Fátima Santana, secretária da empresa, e que fez questão de participar do aprendizado falou da mudança que ocorreu em sua vida com a nova maneira de usar os alimentos. “Tudo mudou, até a maneira de olhar para os mantimentos. Tudo o que preparamos para comer tem que ser feito com amor, e para mim que trabalho fora durante todos os dias, quando chega o final de semana, quero fazer o que há de melhor enriquecendo o cardápio da minha família”.

Durante o curso os alunos aprendem a aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, folhas, sementes e talos. Com aulas práticas e teóricas os alunos aprendem desde a higienização das frutas e legumes, o reconhecimento de um alimento com boa qualidade e, ainda, técnicas de congelamento e descongelamento entre outras dicas culinárias.

Para a instrutora do curso, nutricionista Laurita Arruda, a idéia é fazer com que cada um use as receitas e o que aprendeu no seu cotidiano, e também seja multiplicadores de todo o processo. “Ensinamos tudo sobre a alimentação, e importância da pirâmide dos alimentos, e o quanto o uso da alimentação saudável pode trazer benefícios para sua família. Instruímos as pessoas utilizarem o que não acreditam que possam ser usados. Além disso, o curso pode se tornar uma nova oportunidade de aumentar a renda familiar”, explicou.

O adolescente Alex Candido da Silva, de 14 anos, também participou do curso. “Sempre gostei de cozinhar e quando convidaram minha mãe, não tive dúvida e quis fazer o curso também. Aprendi muita coisa e vou colocá-las em prática inclusive em meus lanches para a escola”, disse Alex todo orgulhoso com o certificado em mãos.

O programa contribuiu para a responsabilidade social e colabora com a viabilização de políticas de inclusão social e combate a fome, respeitando as diversidades regionais e culturais, com o maior aproveitamento de recursos naturais locais. Para se ter idéia como funciona o Cozinha Brasil, são preparados alimentos com verduras e frutas da terra. Como exemplo, macarrão com molho de melancia, bolo de manga, bolo de banana com casca, bolo de abóbora e sucos de couve com limão e maracujá.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114