Cuiabá | MT 18/04/2024
Variedades
Quarta, 01 de dezembro de 2010, 10h50

Sindirecicle-MT realiza o I Encontro Nacional das Indústrias de Reciclagem


Evento ocorrerá nos dias 1 e 2/12, em São Paulo, e uma das propostas discutidas será a criação do Código da Reciclagem

Com a mudança cultural das empresas em torno do conceito de sustentabilidade, o segmento da reciclagem passou a ter importância cada vez maior no contexto econômico brasileiro e mundial. Não obstante a isso, Mato Grosso, por meio do Sindicato das Indústrias de Reciclagem do Estado (Sindirecicle-MT), se organiza a cada dia para fomentar ainda mais o segmento. Foi com esta visão que a entidade teve a iniciativa de promover o I Encontro Nacional das Associações das Indústrias de Reciclagem (Enair), que ocorrerá nos dias 1 e 2 de dezembro, em São Paulo, paralelo à 5ª edição do Encontro Nacional da Indústria (Enai).

O presidente do Sindirecicle-MT, Carlos Israilev, explica que com a sanção da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a necessidade de regulamentar a lei voltada ao segmento levou a entidade a estreitar contato com o poder público, por meio do Ministério do Meio Ambiente, com o intuito de interagir e contribuir nesse processo. “As associações reunidas no evento estão redigindo um documento que será o encaminhamento inicial do setor para estabelecer um parâmetro que consiga separar na lei matéria-prima/recicláveis de lixo ou resíduos”, diz.

Segundo Israilev, no encontro será proposta a criação do Código da Reciclagem, em simetria com os códigos florestal e de mineração. “A partir daí, vamos estabelecer uma relação sólida entre iniciativa privada e poder público, para que essa regulamentação atenda não só o setor industrial, mas a sociedade como um todo”, enfatiza. Também participam do evento representantes do Sindicato das Indústrias de Reciclagem do Rio de Janeiro (Sindieco), do Sindicato das Indústrias de Reciclagem do Ceará (Sindivida), da Associação Brasileira de Reciclagem de Papel (Abirp), da Associação Nacional dos Aparistas de Papel (Anap) e da Associação Brasileira dos Recicladores de Pneus (Arebop).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114