Cuiabá | MT 19/04/2024
Variedades
Sexta, 03 de dezembro de 2010, 12h49

Noite de autógrafos dos vencedores do concurso promovido pelo Governo


Emoção. Esta foi a marca da noite de autógrafos dos autores ganhadores do concurso “Publicação de Trabalho de Inovação e melhoria na Gestão Pública”, realizado ontem (02.12), no salão nobre do Palácio da Instrução, no Centro de Cuiabá. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Escola de Governo da Secretaria de Estado de Administração (SAD).

Foram selecionados quatro trabalhos desenvolvidos por servidores públicos estaduais. Os vencedores, que tiveram o primeiro contato com o livro na qual escreveram durante a noite de autógrafos, estavam visivelmente emocionados com a oportunidade de publicar uma obra.

As obras escolhidas foram: “Avaliação econômica em saúde aplicada a hospitais, teoria e prática”, de Paulo César de Souza, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), “Sistemas de água e esgoto, uma abordagem crítica da gestão municipal em Mato Grosso”, de Marizete Caovilla, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), “Política científica regional, o caso da Fapemat no Estado de Mato Grosso”, de Márcia Lopes da Universidade de Mato Grosso (Unemat) e “Planejamento de transporte ciclo viário, o caso de Cáceres”, de Evaldo Ferreira, também da Unemat.

A emoção foi lembrada pelo superintendente da Escola de Governo, Almir Balieiro, no início da cerimônia de abertura da noite de autógrafos. “Ficamos felizes pelo Governo do Estado realizar eventos como este. Um dos princípios da nossa superintendência é a transdisciplinaridade, que inclui os sentimentos, razão, ver e compreender os seres humanos e a emoção tem tudo a ver com isso”. Segundo Balieiro, o princípio da publicação é a contribuição dos servidores com o Estado e a integração nas áreas de conhecimento. “A publicação é a valorização e reconhecimento dos servidores, o projeto mostra o novo perfil dos protagonistas, que são nossos colaboradores”.

A contribuição para a melhoria na qualidade de vida dos servidores e a promessa de manutenção dos programas de valorização do servidor público de Mato Grosso nos próximos quatro anos de mandato do governador Silval Barbosa foram abordados pela secretária de Estado de Emprego, Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Roseli Barbosa. “É emocionante ver o esforço e o vasto currículo dos quatro premiados. Tenho certeza que a luta de cada um deles foi árdua e por isso merecem esta homenagem. Trago do governador o agradecimento pela contribuição na melhoria da gestão pública”.

Mais uma vez a emoção estava presente e foi tema da fala da secretária-adjunta de Gestão de Pessoas da SAD, Sandra Maria Fontes de Almeida. “A administração pública agradece o empenho de cada um de vocês e a publicação é o resultado final de todo um trabalho de pesquisa. As intervenções dos servidores são fundamentais e quando vemos essa preocupação dos nossos parceiros com o trabalho, ficamos extremamente emocionados. Aproveito para externar os elogios aos familiares dos autores, que apoiaram, auxiliaram e entenderam os possíveis momentos de ausência em função do projeto”.

Noite de autógrafos dos autores ganhadores do concurso "Publicação de Trabalhos de Inovação e Melhoria da Gestão Pública"
A obra é o resultado de um longo trabalho de pesquisa e significa a valorização da cultura, e a noite de autógrafos ser realizada em um ambiente cultural foi essencial, na visão do secretário de Estado de Cultura, Oscemário Daltro. “Este espaço abraça manifestações culturais por funcionar a biblioteca Estevão de Mendonça e os livros produzidos pelos servidores contribuem com a formação de políticas públicas e a homenagem a estes autores do conhecimento neste local tem tudo a ver com a produção cultural porque envolve a capacidade no desempenho de uma atividade, que traz um resultado adquirido”.

Entre os vencedores do concurso, a emoção e as lágrimas nos olhos eram evidentes. Para Evaldo Ferreira, é gratificante saber que foi possível mostrar o seu trabalho com o interesse de beneficiar a sociedade. “É a minha primeira publicação e estou muito feliz. O objetivo do meu projeto é tentar ajudar a solucionar o transporte ciclo viário de Cáceres. Defendi a dissertação de mestrado sobre este tema no Rio de Janeiro (RJ) e encaminhei para a Prefeitura do município com a intenção de auxiliar”.

Já o servidor Paulo César de Souza lembrou do incentivo dado pelo Governo do Estado para a concretização deste objetivo. “Constatamos a preocupação do Estado com o desenvolvimento dos servidores e isso causa emoção. Por isso, buscamos novos conhecimentos que contribuem para a melhoria da administração pública a cada dia”.

CONCURSO

Após o lançamento do edital, os servidores se inscreveram e encaminharam o seu projeto. Logo após, o comitê formado por mestres e doutores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Unemat, SAD e Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e Conselho Estadual de Educação analisaram os trabalhos. “O objetivo da noite de autógrafos é incentivar novas práticas de gestão que venham contribuir para o aprimoramento do modelo gerencial de administração pública, apresentar os autores ganhadores do concurso e divulgar os trabalhos selecionados, além de disseminar o conhecimento”, explicou a coordenadora do projeto, Célia Arrais da Costa.

Entre os critérios de seleção dos trabalhos, estavam o assunto e grau de relação com o plano estratégico do Governo, possibilidade de subsidiar ações governamentais, qualidade do trabalho considerando conteúdo, criatividade, objetividade, originalidade e coerência das ideias.

A Escola de Governo encaminha exemplares dos livros para todas as Secretarias do Estado, bibliotecas, escolas do Poder Executivo Estadual e universidades. Estes também são utilizados durante os cursos realizados na instituição.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114