Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Terça, 07 de dezembro de 2010, 11h18

Projeto Haiyô forma 280 professores no magistério intercultural


A Secretaria de Educação (Seduc) realiza no próximo dia 11 de dezembro, a colação de grau de cerca de 280 profissionais da educação que participaram nos últimos cinco anos do Projeto Haiyô - formação em magistério intercultural. A formação reúne representantes de 31 etnias indígenas dos diferentes polos do Estado. As solenidades serão realizadas nos polos de Juína, Sangradouro, Campinápolis, Leonardo Villas Boas e Pavuru (ambas na região do Xingú), onde foram palco das atividades modulares de ensino e aprendizagem.

O Projeto Haiyô teve como objetivo habilitar professores indígenas para o exercício da docência – correspondendo ao ensino médio (magistério). O projeto valoriza e respeita as especificidades, oferecendo um currículo diferenciado nas escolas das aldeias e dando autonomia aos povos indígenas.

Os participantes do Projeto Haiyô foram previamente escolhidos nas respectivas aldeias e o programa foi pensado em dez etapas para que o processo de formação fosse realizado com um currículo completamente diferenciado respeitando as especificidades do público.

Ao longo de cinco anos, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) – juntamente com entidades parcerias como Fundação Nacional do Índio (Funai) , Secretarias Municipais de Educação, Conselho de Educação Indígena, e os Institutos Mawu e Oprint - trabalhou na formação desses profissionais por meio do projeto Haiyô. Hoje, Mato Grosso conta com 66 unidades estaduais destinadas ao atendimento de 31 comunidades indígenas.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114