Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Quinta, 09 de dezembro de 2010, 06h13

Entrega de títulos honoríficos marca os 40 anos da UFMT


Nesta sexta-feira (10), dia em que a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) completa seus 40 anos de fundação, as atividades comemorativas terão início cedo, com a alvorada. Além disso, às 10h, será realizada uma reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), no Teatro Universitário, para outorga de títulos de doutor honoris causa e de professor emérito da UFMT.
Os homenageados com o título de Doutor Honoris Causa serão o ex-governador do Estado, Pedro Pedrossian e o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Daisaku Ikeda. Pedro Pedrossian foi indicado pelo diretor da Faculdade de Economia, professor Fernando Tadeu de Miranda Borges, por ter participado da criação e da implantação das duas primeiras universidades públicas de Mato Grosso, além de outras contribuições para a educação durante seu mandato, que foi de 1966 a 1971. Daisaku Ikeda é presidente da SGI, uma organização não-governamental filiada à Organização das Nações Unidas (ONU) e com representação em mais de 190 países e territórios. O propósito da Organização é contribuir para o estabelecimento da paz por meio da cultura e da educação e o presidente foi indicado ao título pelo professor de Medicina Veterinária, João Caramori. O escritor e sociólogo, Boaventura de Souza Santos foi indicado a receber o título de Doutor Honoris Causa pelo professor do Instituto de Educação, Luiz Augusto Passos, e não poderá recebê-lo por estar fora do país.
Além dos títulos de Honoris Causa, será outorgado o título de Professor Emérito ao professor aposentado Benedito de Figueiredo que, desde 1967, faz parte da história da UFMT, antes mesmo de sua fundação. O professor foi indicado pelo colegiado do Departamento de Letras. A programação da sexta-feira continuará com homenagens aos ex-reitores e servidores da UFMT, às 18h. No sábado (11) terá início a Virada Cultural.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114