Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Quinta, 09 de dezembro de 2010, 20h32

Uma escolinha que faz historia na formação de craques e cidadãos


Foto: Alecy Alves

Nesta sexta-feira (10-12), às 17 horas, acontece o evento de confraternização de final dos alunos da Escolinha de Futebol do Projeto Bom de Bola, Bom de Escola do mini-estádio do bairro CPA I, em Cuiabá. O Bom de Bola, Bom de Escola é uma ação da Prefeitura de Cuiabá, desenvolvida através da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Cidadania.

Essa escolinha, uma das primeiras a serem implantadas no município, faz história na formação de craques e cidadãos. Com mais de 200 alunos inscritos, desempenha trabalho fundamental na proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes.

Voltada para meninos com idade entre quatro e 14 anos, oferece o futebol como atividade de lazer e interação social, sem se esquecer do acompanhamento do desempenho escolar e das orientações sobre os riscos e danos do envolvimento com drogas e outras formas de violência.

A escolinha tem no comando os ex-atletas profissionais Washington e Zequinha, dois jogadores de futebol que passaram por vários times do país e hoje são servidores efetivos da Prefeitura de Cuiabá. Conta também com o auxílio de Adriano Farinha, um apaixonado por futebol que há anos se dedica aos atletas mirins.

No CPA I, as crianças já estão acostumadas a conquistar títulos. Há um mês, por exemplo, um dos times sagrou-se campeã do Sub-12, a categoria que no último campeonato reuniu dezenas de times. No início deste ano já havia conquistado o troféu de vice-campeão do “Peladinho”, uma das modalidades mais disputadas do “Peladão”, esse que é um dos maiores campeonatos amadores do país(ano passado teve mais de 400 equipes inscritas). Esta semana a Escolinha do CPA I começou com o pé direito no campeonato Sub-10, vencendo as duas primeiras partidas.

Na família de Marcos Máximo Rodrigues e Gisleuza Rodrigues, pais de Marquinhos, de 11 anos, e Leonardo, de 7, a escolinha é um grande auxílio na formação das crianças. Além de oferecer uma atividade que os filhos gostam, que é o futebol, diz Marcos, faz com que exercitem o físico e ocupem a mente com informações positivas. Marquinhos, por exemplo, freqüente essa escolinha desde os seis anos. Já Leonardo seguiu o caminho do irmão há menos de três anos.

Além de fazer sucesso no estado, muitos ex-alunos da escolinha se profissionalizaram como atletas em times do Brasil e até outros países. Nas categorias de base do Cruzeiro, de Minas Gerais, por exemplo, jogam Juninho e Jonatan. Jonatan, contratado como goleiro, é filho do ex-goleiro Nelson, que atuou no Mixto, Operário e Dom Bosco, em Mato Grosso. Já no Juventude do Rio Grande do Sul está o ex-aluno Breno. Já entre os que passaram pela escolinha e hoje atuam em outros países está Geovani, jogador de um time italiano.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114