Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Quinta, 09 de dezembro de 2010, 16h17
Carbono Neutro

PF e Ibama realizam plantio de árvores por neutralização de carbono


A Polícia Federal em Mato Grosso e o Ibama iniciaram hoje, 09, o plantio de árvores do Programa Carbono Neutro, uma iniciativa do Departamento de Polícia Federal para neutralização e redução das emissões de carbono resultantes das atividades da instituição em todo o país. As primeiras mudas foram plantadas na sede do Ibama em Cuiabá.

Participaram do evento servidores da Polícia Federal, do Ibama, professores e alunos das escolas municipais Rafael Rueda e Madre Marta Cerutti.

Diferente dos anos anteriores, em que o plantio foi realizado em parques da cidade, dessa vez as escolas públicas, o Asilo dos Idosos, a sede do Ibama e a sede da Associação dos Servidores da Polícia Federal dividirão as mudas de árvores estendendo a ação por vários pontos da cidade.

Neste ano, a Polícia Federal estabeleceu a parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, através da Brigada Municipal de Combate ao Incêndio - PREVIFOGO, unidade do Município de Cotriguaçu para o plantio de todas as mudas de árvores.
A parceria entre Ibama e a Polícia Federal, que já rende frutos nos casos de compartilhamento de informações no combate aos crimes ambientais, agora se estende também a essa iniciativa de prevenção e educação.

Carbono Neutro
Em Cuiabá serão plantadas 1021 mudas de espécies do bioma do cerrado: ipê roxo, ipê rosa, ipê amarelo, angico, aroeira, mulateiro, cedro rosa, coração de negro, louro, jatobá, carne de vaca, pata de vaca, jacarandá do cerrado, mulher pobre, tamarindo, caju, carandá e açaí.
O plantio é realizado anualmente em todo o país conforme o período mais propício em cada região. Iniciado em 2007, o programa já foi responsável pelo plantio de mais de 43 mil novas árvores no país apenas neste ano. A quantidade é suficiente para, na idade adulta, fazer a compensação, com um acréscimo de cerca de 10% para perdas e mortes das espécies. O cálculo é feito levando-se em conta todos os gastos com combustíveis, passagens aéreas, eletricidade e papel.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114