Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Sexta, 10 de dezembro de 2010, 16h52

Indústrias realizam formaturas para trabalhadores que concluíram o programa de EJA do Sesi-MT


As cerimônias promovidas pela Liquigas e Milan ocorreram nesta semana

 

Nesta semana, trabalhadores das indústrias Liquigas e Milan, de Cuiabá, que concluíram o programa de Elevação da Escolaridade de Jovens e Adultos (EJA) oferecido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), participaram das cerimônias de formatura organizadas pelas próprias empresas. No ultimo dia 8 de dezembro foi realizada a cerimônia da Liquigas, no Hotel Fazendo Mato Grosso e, ontem 9, foi a vez do evento da Milan, na sede da empresa, localizada no Distrito Industrial da capital.

 

O programa na Liquigas teve início em novembro de 2008 e término em maio deste ano. Sete trabalhadores da empresa concluíram o Ensino Fundamental e agora estão certificados para dar continuidade aos estudos e concluírem a educação básica. Para o oficial de produção Israel Alves Moreira, que está há 11 na empresa, a oportunidade de voltar à sala de aula foi única. “Tudo em minha vida mudou, aprendi coisas que não sabia, minha auto-estima melhorou e sei que para acompanhar a evolução da empresa, preciso estar atualizado também” disse o trabalhador.

 

De acordo com o gerente geral de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) da Liquigas, Ângelo Francisco Santos, proporcionar a educação aos funcionários é uma forma de agregar mais competências à empresa. “Não é possível conseguir o progresso sem o conhecimento. Esta é a décima turma de EJA que a Liquigas forma e vamos continuar investindo nessa área continuamente”, pontuou.

 

Na indústria Milan, o programa do Sesi-MT iniciou em março de 2009 e finalizou em outubro deste ano, com a participação de 30 trabalhadores que concluíram o Ensino Médio. O presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e diretor da empresa, Jandir Milan, participou da cerimônia de formatura e congratulou os formandos. “Vocês merecem todo o nosso reconhecimento, pois sabemos das dificuldades em conciliar trabalho com os estudos. Mas todo esse esforço vale a pena, pois agora este diploma abrirá muitas portas para vocês continuarem aprendendo sempre”, frisou o presidente.

 

Para o soldador da Milan, Ariosmar Pires da Silva, a abertura desta turma na empresa em 2009 foi em boa hora. “Eu já estava querendo voltar para a escola, mas era difícil por causa do meu emprego. Com a sala de aula no local de trabalho e o incentivo que a empresa concedeu para nós, tudo ficou mais fácil. Agora não quero parar de estudar”, afirmou. Para incentivar os estudos ao grupo, a Milan concedeu um jogo de sofá para os alunos que tiveram o maior índice de presença em cada semestre do programa.

 

O programa de Elevação da Escolaridade de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi-MT é oferecido gratuitamente ao setor industrial de Mato Grosso. O Sesi-MT disponibiliza sem nenhum custo para as empresas os professores, o material didático e um kit para cada aluno, composto por pasta, caderno, lápis, borracha e uniforme. A empresa precisa apenas disponibilizar um espaço para as aulas, oferecer lanche para os trabalhadores e promover políticas de incentivo à reqüência do aluno em sala.

 

O conteúdo trabalha com os princípios de inclusão, cidadania, respeitando o saber adquirido de cada aluno e contextualizando o conteúdo com a realidade do funcionário. A elevação da escolaridade de jovens e adultos contempla três segmentos: Alfabetização, Ensino Fundamental (1º e 2º segmento) e Ensino Médio. O programa tem duração que varia de 6 a 18 meses e as aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, no horário que a empresa definir.

 

Para levar o programa de Elevação da Escolaridade de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi-MT para sua indústria entre em contato com o telefone (65) 3685-2311.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114