Cuiabá | MT 16/04/2024
Variedades
Sábado, 11 de dezembro de 2010, 10h07

Livro reúne os 37 anos de história do MACP


Obra foi organizada por Aline Figueiredo e Humberto Espíndola

 

Representando o maior patrimônio mato-grossense no cenário das artes, o Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da UFMT, agora tem os seus 37 anos de história reunidos no livro "Macp: animação cultural e inventário do acervo do Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT". O livro será lançado no dia 20 de dezembro, como parte das comemorações dos 40 anos da UFMT, momento em que o Museu realizará uma exposição do seu acervo.

O catálogo é organizado pela curadora e crítica de arte Aline Figueiredo e pelo artista plástico Humberto Espíndola e editado Entrelinhas, com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Toda a trajetória do MACP está registrada em 336 páginas de policromia, ilustrada com mais de mil imagens dos eventos, das obras expostas e das que pertencem ao acervo doMuseu.

A exposição permanecerá aberta até o dia 18 de fevereiro de 2011 e está estruturada em quatro módulos, à semelhança da organização do livro, e apresenta obras selecionadas do acervo do MACP, composto por importantes nomes da arte contemporânea mato-grossense e brasileira da segunda metade do século XX.

Artistas

Arte brasileira: Alícia Rossi, Áurea Katsuren, Bené Fonteles, João Parisi Filho, Luis Hermano, Orlando Luiz, Paulo Roberto Leal, Regina Silveira, Raul Córdula, Ruben Valentim, Paulo Fogaça, Ubirajara Ribeiro, Valdir Sarubi e Victor Arruda.

Arte mato-grossense - precursores: Ignez Corrêa da Costa, João Pedro de Arruda, Dalva Maria de Barros, Humberto Espíndola, Clóvis Irigaray e João Sebastião Costa.

Arte mato-grossense: Adão Domiciano, Adir Sodré, Alcides Pereira dos Santos, Aleixo Cortez, Almira Reuter, Ana Amélia Marimon, Benedito Nunes, Carlos Lopes, Elieth Gripp, Gervane de Paula, Gonçalo Luis de Arruda, Iranche (Antonio Carlos da Silva), Isaque Sanches Alves, Jadir da Silva, Jared Aguiar, Jonas Barros, Julio Cesar de Oliveira, Lara Matana, Marcelo Velasco, Márcio Aurélio dos Santos, Mató, Maty Vitart, Miguel Penha, Nilson Pimenta, Paulo Pereira da Silva, Paulo Pires, Regina Pena, Sebastião Silva, Sitó,
Valdevino Miranda, Vitória Basaia, Wander Melo e Wender Carlos.

Cultura popular na arte de São Gonçalo: Clínio Moura, Julia, Alexandra Barros Costa, Joana e Domingas da Silva.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114