Cuiabá | MT 19/04/2024
Variedades
Sábado, 11 de dezembro de 2010, 18h23

Mostra reúne unidades do Programa Escola Aberta


O Programa Escola Aberta reuniu estudantes, gestores escolares e membros da comunidade de 60 escolas da Baixada Cuiabana e municípios vizinhos numa grande mostra. O evento realizado no auditório e pátio externo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), durante toda a ultima sexta-feira (10/12), apresentou para o público a produção de trabalhos desenvolvidos durante as oficinas do Programa.

No auditório, as pessoas puderam conferir as apresentações culturais. Foram trazidos números de dança, canto, coral, bandas e fanfarras. No pátio externo está a produção de artesanato, doces e salgados feitos pela comunidade.

De acordo com o coordenador de Programas e Projetos Educativos da Seduc, Macio Tadeu Magalhães, atualmente o “Escola Aberta” é desenvolvido em 60 escolas dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Jangada, Chapada dos Guimarães, Barra do Bugres, Santo Antônio do Leverger e Nossa Senhora do Livramento.

Conforme Márcio Tadeu, atualmente são atendidas as escolas próximas à Capital. A intenção é expandir para o interior, assim que for possível criar uma estrutura de acompanhamento das ações. Uma experiência piloto já foi feita, em Alta Floresta. Das 60 escolas, metade é mantida com recursos federais e, a outra, com recursos estaduais.

O Programa Escola Aberta é realizado nos finais de semana nas escolas, por meio de oficinas que são oferecidas gratuitamente à comunidade. Estas oficinas ocorrem nas áreas de Esporte, Lazer e Recreação; Cultura e Arte; Qualificação para o Trabalho e Formação Inicial. Os objetivos são a melhoria da Educação, a inclusão social e a construção de uma cultura da paz. As oficinas são oferecidas por voluntários.

Conforme o técnico da Coordenadoria de Programas e Projetos Educativos, Guilherme Luis Costa, o “Escola Aberta” começou no estado em 2007, com 20 escolas. Uma avaliação, feita em 2009, já mostrou reflexos do programa na autoestima dos alunos. “Verificamos, na ocasião, um aumento de 70 a 75% da participação dos alunos nas atividades e a redução dos índices de violência”, destacou. Guilherme Costa mostrou que essa redução pode ser percebida, por exemplo, na diminuição dos índices de depredação do patrimônio da escola.

A Central única das Favelas, a Cufa, por exemplo, foi uma das entidades que apresentaram os trabalhos desenvolvidos pelo programa. O Projeto “Pixaim” é realizado na Escola Estadual “Bela Vista”, no Bairro de mesmo nome. A “Bela Vista” foi uma das primeiras escolas que implantaram o “Escola Aberta”.

A secretária de Educação Rosa Neide Sandes de Almeida e a secretária adjunta de Políticas Educacionais, Fátima Resende prestigiaram as apresentações artísticas no auditório da Seduc e visitaram os estandes da feira.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114