Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Terça, 14 de dezembro de 2010, 06h38

Exposição mostra o trabalho de 57 artistas mato-grossenses


Quem gosta de artes plásticas tem um bom motivo para visitar a Galeria N Art’ s, que fica na Candido Mariano, no centro de Cuiabá. A exposição reúne obras de 57 artistas locais.

A vernissage aconteceu na noite da ultima quinta-feira (09), com a presença de diversos artistas e vai até o dia 10 de janeiro de 2011. A intenção da curadora, Heleninha Botelho, é valorizar a trajetória da cultura mato-grossense e confraternizar com todos os 20 anos da galeria, inclusive com obras de artistas já falecidos.
Na exposição intitulada ‘Historia contada em traços, cultura desenhada em cores’ os visitantes terão acesso a trabalhos que representam várias linguagens da arte contemporânea, como pintura e esculturas.
A curadora da Galeria, Heleninha Botelho, que há 24 anos pinta seus quadros, disse que ali se encontra a história viva de Mato Grosso. “Queremos fazer com que o público valorize nossos artistas locais e o melhor caminho para que isto aconteça é a exposição que estamos realizando”, explicou.
“Nenhum artista sabe vender a sua arte, por isso a importância deste espaço. O nosso objetivo é fazer com que a produção ultrapasse as barreiras dos ateliês e chegue até o publico, em especial aquele que não tem muito contato com a arte”, disse a curadora.
Ela explicou que para o próximo ano vai oferecer cursos de pinturas. “A familiarização com as linguagens artísticas é a garantia de formação de novos apreciadores, consumidores e mesmo novos artistas.
Para a artista plástica Odete Venâncio que está expondo, a galeria é muito importante para os artistas plásticos de Mato Grosso. “A chance de expor em um local tão privilegiado, valoriza e populariza nossas obras. Posso dizer que a Heleninha é uma mãe para a arte de nosso Estado”, enfatizou a artista.
A coordenadora da Sala da Mulher, Dilair Savi, que é patronesse da exposição, acredita que a galeria é uma vitrine para o artista plástico expor seus trabalhos e fazer com que o publico tenha acesso a eles. “É um vasto e rico acervo que mostra a paixão destes artistas e todo o potencial mato-grossense. Um mais talentoso que o outro”, disse a patronesse.
Adir Sodré, um dos nomes mais conhecidos da arte mato-grossense, explicou que obras são infinitas. O artista é mais um dos que reagem a distância da sociedade “A arte é tudo. Falta cultura para as pessoas, que não olham a arte como deveriam” revelando que faltam iniciativas da população para conhecer e se interessar por obras.
Para o artista Benedito Aleixo Cortez, a arte consegue transpor barreiras e transmite sentimentos. “Gosto de retratar uma das minhas maiores preocupações que é a questão do meio ambiente”.
Aleixo também falou da necessidade de incentivo por parte do poder público, pois muitos vivem somente da arte. “É muito difícil ser artista e a nossa valorização é uma questão de sobrevivência”, falou.
A curadora agradeceu o apoio da coordenadora da Sala da Mulher, e agradeceu o apoio institucional que a Assembleia Legislativa sempre oferece aos artistas, principalmente oportunizando que eles exponham seus trabalhos dentro do Poder legislativo. “Além de divulgar o nome, valoriza o trabalho de cada um”. Ela lembrou que vários artistas mato-grossenses já são conhecidos mundialmente.
Cada trabalho segue uma identidade própria, e exposição não tem, necessariamente, uma coesão, cada artista plástico tem sua própria analogia.
A noite foi marcada também pelas performances dos artistas Adir Sodré e Sitó.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114