Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Terça, 14 de dezembro de 2010, 16h23
Sabor...

Pintado em múltiplas opções


O pintado, peixe de água doce - presença constante nas receitas típicas de Várzea Grande e Cuiabá-, agora vai incrementar um novo prato. É o sabor de uma pizza criada pelo chef João Gomes, da Casa dos Chef’s de São Paulo, que inseriu a novidade no cardápio do Quintall. O especialista em criação gastronômica passou alguns dias por estas terras experimentando e criando receitas para o restaurante, localizado em Várzea Grande.

 

Segundo João Gomes, o sabor suave do peixe combina perfeitamente com a massa. O tradicional molho de tomate que cobre a massa foi substituído pelo de alho-poró, resultando numa leveza em sabor, aroma e textura. “O alho-poró deixa a pizza menos ácida. Mulheres apreciam muito essa combinação. Uma pizza leve, saudável”, comenta o chef.

Na receita, o pintado passa por um processo de desidratação, marinando nos temperos por 48 horas. Assim a carne concentra suavemente os temperos, e perde um pouco de sua água. Quem experimentou, aprovou. “A pizza é muito suave, deliciosa”, comenta Mara Regina, cliente Quintal.

Mais pratos - O pintado também está presente nos petiscos, em forma de bolinhos; em pedaços servidos na chapa acompanhados de molho de alcaparras; em porções como o pintado temperado a moda pantaneira; regado com molho de tomate e queijo fundido, além do tempero tradicional servido com molho tártaro.

Já os pratos quentes oferecem o pintado como ingrediente principal da mujica, -novidade no cardápio e que traz também os tradicionais farofa de banana e pirão-; do pantaneiro e do cuiabano. Cada um com tempero e acompanhamentos diferenciados.

A combinação “camarão e pintado” é sempre apreciada pelos paladares mais exigentes. A especialidade se traduz no cardápio do Quintall no prato Pintado a Belle Munier. Outra aposta da casa é o espeto de pintado. Segundo o chef residente do Quintall, Gerson Bueno, o pintado é uma carne que agrada turistas e também aos mato-grossenses. “Utilizando o pintado em receitas diversas, os clientes podem experimentar vários temperos e possibilidades de utilização do peixe”, finaliza Bueno. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114