Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Quarta, 22 de dezembro de 2010, 07h51

Cem anos da Escola 'Barão de Melgaço' traçados a partir da história de Alina Tocantins


Os contadores Ivan Echeverria, Nilza Queiroz Freire e Aecim Tocantins lançam o livro em comemoração aos 100 anos da Escola Modelo 'Barão de Melgaço' e 121 anos de nascimento da educadora Alina do Nascimento Tocantins, primeira diretora da escola. Intitulado “Professora Alina: uma educadora além do seu tempo”, em solenidade nesta terça-feira (21.12), às 19h30, na Casa Barão de Melgaço, no Centro de Cuiabá, marca a publicação da obra.

Muito mais do que um livro comemorativo, os textos reúnem um documentário da história da Educação mato-grossense por meio da vida e obra da professora Alina do Nascimento Tocantins. A história é registrada com base nos fatos ocorridos na Escola Modelo 'Barão de Melgaço', nos anos 20, 30 e 40, do século passado, somados a memória viva do filho adotivo de Alina, Aecim Tocantins. “Minha segunda Mãe”, cita o professor relembrando o amor filial que a madrasta dedicava a ele, bem como aos estudantes da escola, da qual ela foi a primeira gestora.

O livro apresenta os primeiros passos da política educacional no governo imperial com reflexos para a Província de Mato Grosso, e sequencialmente depois da proclamação da República com o advento da nova Carta Magna republicana. No Estado, o Governo trouxe novos métodos de ensino e pedagogos para as escolas. Nesse contexto, como um laboratório para a Escola Normal, inseriu-se a Escola Modelo 'Barão de Melgaço'.

Para Ivan Echeverria, a homenageada professora Alina bem merece o destaque de “uma educadora além do seu tempo”, conforme o subtítulo da obra. Segundo ele, a prática que ela executava e a teoria aplicada pode ser constatada na farta documentação guardada até hoje pela família Tocantins.

Em “Depoimento”, Nilza Queiroz Freire conta a atuação de dona Alina como diretora de um estabelecimento de ensino, cuja administração escolar deixou saudades. “Sua atuação era holística e a sensibilidade para tratar com os alunos evidenciava suas efetivas qualidades de grande educadora”, diz. A secretária de Estado de Educação, professora Rosa Neide Sandes de Almeida, escreveu o prefácio do livro. Conforme ela, Paulo Freire em seus escritos define um pouco a professora Alina, além de seu tempo sonhou e realizou. Plantou histórias que hoje são colhidas nas memórias dos que tiveram a honra e o prazer da convivência.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114