Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Segunda, 03 de janeiro de 2011, 18h27

Mulheres ganham espaço no "mercado de trabalho masculino"


Não é novidade que as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Um dos grandes fatores para essa massiva inserção feminina é a maior diversidade de funções que elas têm ocupado. Hoje em dia, a mulher atua nas mais diferentes áreas, até mesmo em profissões que, por um determinante cultural, eram consideradas estritamente masculinas.

Uma pesquisa de Regina Madalozzo, Professora de Economia do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), demonstra que, enquanto a presença feminina nesse tipo de profissão aumenta, o número de homens em profissões consideradas femininas permanece baixo.

A economista comparou, também, dados coletados nos últimos 30 anos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE referentes a mulheres em diferentes ocupações. O estudo constatou que, no começo dos anos 80, menos de 5% dos advogados e médicos eram mulheres, e, atualmente, elas são quase metade dos trabalhadores dessas áreas. Entre os economistas, as mulheres representavam 18%. Número que subiu para 76% na última pesquisa. Já nas engenharias, a presença masculina continua esmagadora. Apenas 5% dos cargos dessa área eram ocupados por mulheres, e essa quantidade subiu apenas para 10%.

A pesquisa ainda constatou a disparidade de salários entre pessoas do sexo masculino e feminino. Há 30 anos, uma mulher ganhava, em média, 33% menos que um homem exercendo o mesmo cargo. Hoje essa diferença caiu para 16%.

Exemplos dessa mudança no panorama do mercado de trabalho não faltam. Laurenil de Castro, Diretora Geral da Belga Metal - uma das principais metalúrgicas especializadas na fabricação de ferragens para vidro do país, é uma das diversas mulheres que comprovam como o pré-estabelecimento de papéis baseados no gênero está ultrapassado, e deve ser repensado.

Quebrando os protocolos da época, Laurenil criou, em 1988, a Belga Metal. Superando as desconfianças e os preconceitos que rodeiam um setor tradicionalmente masculino, ela ganhou o respeito e a confiança de clientes e fornecedores, e transformou a Belga Metal em uma das líderes nacionais do mercado. Uma marca registrada de inovação e qualidade.

Orgulhosa do sucesso alcançado por sua empresa, Laurenil faz questão de defender e alertar a classe: "A mulher não tem que ter medo de mostrar e provar seu potencial e sua capacidade. Fico extremamente feliz de ser uma representante e expoente dessa idéia. Acho que está mais do que comprovado que as mulheres podem trabalhar onde desejarem."
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114