Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Terça, 15 de março de 2011, 15h52

"Faces da Natureza", a agradável surpresa do jovem Jonathan Machado


Ele surpreendeu pela simplicidade e pela qualidade do seu trabalho”, revela Isis Catarina, sobre o resultado da exposição

 

“Não estou encantada, estou deslumbrada”. Com estas palavras a superintendente do Instituto Memória da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Isis Catarina Brandão, definiu a qualidade da exposição “Faces da Natureza”, aberta ontem (14), no saguão principal da Casa de Leis. A vernissage é uma homenagem às mulheres e marca a estreia do artista plástico Jonathan Machado.

O trabalho é fundamentado em uma ampla pesquisa a respeito das mulheres que marcaram a história e que de alguma forma chamam a atenção do artista. Nesse contexto, ele retrata mulheres famosas e também mulheres anônimas que tiveram influência em sua vida.

Entre as conhecidas, Jonathan destaca a pintora mexicana Frida Kahlo - famosa por seus auto-retratos; a escritora brasileira Cora Coralina - a quem o artista se refere como “a doceira Cora Coralina”; a física polonesa Marie Curie - duas vezes prêmio Nobel pelas suas descobertas no campo da radioatividade e uma vez Nobel de Química pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio; a cantora lírica americana Maria Callas, de ascendência negra, considerada a maior celebridade da Ópera no século XX e a maior soprano de todos os tempos; a escritora britânica Vigínia Woolf, uma das mais importantes escritoras daquele país, que ficou conhecida também pelas suas crises depressivas que a levaram ao suicídio.

No rol das anônimas, o artista dá destaque a sua mãe e irmãs e também a Bernadete, cuiabana que o acolheu quando chegou em Cuiabá. “É inexplicável, uma emoção muito grande”, expressou Bernadete, ao ver a tela em sua homenagem. “A foto que ele utilizou é do meu casamento, eu tinha 19 anos”, revelou.

Indicado por Dilair Savi, que é a patronesse da exposição, Jonathan Machado foi escolhido para abrir o período de artes plásticas na Assembleia Legislativa. “Eu recebi o convite e a dona Dilair sugeriu que eu trabalhasse esse tema como uma homenagem às mulheres”, conta. Dilair Savi é esposa do deputado estadual Mauro Savi, e ex-coordenadora da Sala da Mulher.

Sobre a técnica utilizada, o artista explica que adora o stencil (estêncil) associado à pintura acrílica comum. “Eu fiquei simplesmente deslumbrada pelas pinceladas e pelo trabalho de pesquisa. Ele surpreendeu pela simplicidade e pela qualidade do seu trabalho”, revela Isis Catarina, sobre o resultado da exposição.

Jonathan Machado conta que começou a pintar aos 14 anos, quando seu trabalho foi ganhando a admiração dos conhecidos próximos. Agora, com 26 anos, ele tem a oportunidade de fazer sua primeira exposição. “Eu pinto como hobby, não pretendo viver da arte, até porque tenho outra atividade que gosto”, pondera.

Emocionado e ainda um pouco inseguro em sua primeira mostra, Jonathan falou da expectativa em relação às críticas. “É um misto de empolgação e medo. Medo das críticas e empolgação porque as pessoas poderão conhecer um lado meu que não conhecem ainda”.

No entanto, apesar do medo das críticas, para os visitantes da exposição, o trabalho de Jonathan foi só merecedor de elogios. “O trabalho dele me encantou ao primeiro olhar. A expressão é forte. Me passa muito a presença do contraste das cores e da natureza e ao mesmo tempo nos remete a questão da mulher como ser humano, que vai além da natureza”, observa a escritora Enildes Corrêa.

Para a assessora parlamentar Sayonara Caldart, que representou Dilair Savi na abertura da exposição, a arte de Jonathan é uma agradável surpresa.

“Sejamos apenas gratos por pessoas como o Jonathan existirem para nos mostrar a vida por outro ângulo e com isso nos inspirar. O que mais admiro neste jovem é sua capacidade de se permitir ser inseguro, duvidando de sua criação minutos antes de abrirem-se as cortinas e, ao mesmo tempo, a sua capacidade de manter-se fiel a si mesmo, de não deixar de fazer o que acredita”, ressaltou.

A exposição é aberta ao público e permanece no saguão principal da Assembleia Legislativa até o dia 18 de março.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114