Cuiabá | MT 23/04/2024
Variedades
Quinta, 07 de abril de 2011, 10h17

Secretaria de Direitos Humanos promove oficina para reeducandas em Cuiabá


O sistema de ressocialização de Mato Grosso ganhou ontem (06.04), um reforço importante: o 1º Workshop Minha Vida Minha Chance. O evento é promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Fundação Nova Chance (Funac) e Associação de Mulheres de Negócios Profissionais (BPW Cuiabá). Durante 16 dias o workshop oferecerá para 50 reeducandas do regime semi-aberto do albergue feminino de Várzea Grande, oficinas de Educação Profissional, focada no empreendedorismo individual, coletivo e corporativo – para posterior inserção ao mercado de trabalho formal ou autônomo.

Na cerimônia de abertura, realizada no auditório do Ministério Público Estadual, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, ressaltou o alcance social da iniciativa e afirmou que o evento vem somar esforços na política de ressocialização promovida pelo Estado, cuja finalidade é criar oportunidades de reinserção social e profissional para a população privada de liberdade. O Secretário enfatizou que esse é um objetivo desafiador, necessário e urgente.

Em seu pronunciamento, o secretário observou que a iniciativa se alinha ao Plano Nacional de Segurança Pública, do qual o Governo de Mato Grosso é signatário, e ainda, a missão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, a qual tem entre suas competências, a gestão da Política Estadual de preservação da Justiça, proteção e promoção dos direitos e liberdades do cidadão, além da coordenação e supervisão do sistema penitenciário e sócio educativo do Estado.

Ele destacou a importância das parcerias firmadas entre o Governo de Mato Grosso, instituições e a sociedade civil, em direção a preparação dos reeducandos para o retorno a vida social e afirmou que o número crescente dessas ações revela que a sociedade vem se mostrando sensível a essa demanda social. Paulo Lessa enalteceu o trabalho da Fundação Nova Chance em relação a essa sensibilização e disse que a instituição, vinculada ao Governo do Estado por meio da Sejudh é uma referência estadual em políticas de ressocialização. “Através de parcerias com órgãos públicos e empresas, o trabalho da Fundação já alcançou milhares de reeducandos com ações e projetos desenvolvidos nas cadeias, presídios e penitenciárias em todo o Estado”, pontuou.

Na ocasião, o secretário Paulo Lessa chamou a atenção para a necessidade de se estabelecer um processo continuado desse tipo de ação, em que o Estado e a sociedade civil interajam rumo à construção de uma sociedade justa e solidária. Nesse sentido, parabenizou a presidente da BPW Cuiabá, Mariza Bazo pela oferta da capacitação e desejou um produtivo workshop para as mulheres que participam das oficinas em busca de um novo caminho para suas vidas.

1º WORKSHOP MINHA VIDA MINHA CHANCE

As oficinas de educação profissional serão realizadas em 16 dias, num total de 128 horas aulas. Constam no programa 12 oficinas de processo sistêmico de desenvolvimento pessoal e profissional; duas mesas de debate sobre os temas: Justiça e Direitos Humanos, e Empreendedorismo em Ação; duas visitas técnicas nas áreas de construção civil e hospitalidade; e um seminário para apresentação dos resultados e avaliação dos trabalhos.

A responsabilidade técnica do projeto é da professora Cecília Arlene Moraes, pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A responsabilidade pedagógica está ao encargo da professora Keiko Carolina Moraes Sasaki, Mestre em Educação e Pedagoga do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). A responsabilidade institucional compete a jornalista Mariza Bazo, presidente da BPW Cuiabá. Já o acompanhamento da execução do projeto será feito pela Fundação Nova Chance, por meio da professora Regina Lúcia Borges Araújo.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114