Cuiabá | MT 20/04/2024
Variedades
Domingo, 10 de abril de 2011, 20h50
Trabalho

Sicme-MT mostra resultados durante Auto da Paixão de Cristo


A Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso (Sicme-MT) participará de mais uma edição do espetáculo Auto da Paixão de Cristo, que ocorre entre 13 e 17 de abril, no Centro de Eventos da Acrimat. O evento é em comemoração a Páscoa, que lembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo e contará com a exposição da feira de artesanato, pertencente à Sicme.

Além do espetáculo religioso, os visitantes poderão conhecer os produtos regionais que são confeccionados pelos artesãos de todo o Estado. Cerâmica, arpilharia (técnica peruana), tecelagem, biojóias e a famosa viola de cocho estarão expostas, além da diversidade de licores e doces artesanais.

A feira de artesanato contará com um espaço de 400 m² para abrigar mais de 5 mil peças regionais.

Peças artesanais serão apresentadas durante Auto da Paixão de Cristo (Foto: Lenini Martins)

Cerca de 70 artesãos estarão comercializando as obras no segundo maior evento religioso do país. Autos da Paixão perde apenas pelo evento que é realizado na cidade de Nova Jerusalém, no Estado de Pernambuco.

Além da feira de artesanato o espaço contará com uma fábrica de chocolate; floresta encantada e praça de alimentação, entre outras atrações culturais.

Auto da Paixão é realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Assistência Social (Setecs) em parceria com as demais Secretarias. A abertura acontecerá às 19h no dia 13 com entrada franca.

INCENTIVO AO ARTESANATO

Em Mato Grosso foram cadastrados pela Sicme, por meio do Programa de Artesanato, mais de 250 artesãos no primeiro trimestre deste ano. São mais de 4.500 em todo o Estado.

Oito municípios foram visitados até março deste ano e a expectativa é de que os artesãos de outros municípios também sejam inseridos no Programa até o final de 2011.

No mês passado os artesãos participaram do Curso Básico de Exportação, realizado em Cuiabá pela Sicme, em parceria com a Assembleia Legislativa e Correios. A ação teve como objetivo capacitar os artesãos mato-grossenses sobre como proceder ao exportar seus produtos para fora do país.

Posteriormente, visando impulsionar ainda mais o artesanato regional, foi publicado o Decreto n° 192/11 que simplificou a aplicação da isenção tributária do artesanato mato-grossense. A partir de agora, os artesãos que estiverem regularmente cadastrados no Programa de Artesanato da Sicme, estarão isentos do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114