Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Terça, 26 de abril de 2011, 11h21

CRRA ministra oficina 'Produção de Texto' para alunos de escola do bairro Morada da Serra


Cerca de 50 alunos da 7ª série da Escola Estadual João Panorotto, do bairro Morada da Serra, participaram no auditório da Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto – ETE do CPA III), da oficina “Produção de Texto”, ministrada pela coordenadora de pesquisa do projeto CRRA, professora Karin Azevedo. A iniciativa foi realizada na ultima quarta-feira (20-04), pelo projeto Centro de Referência de Reuso de Água (CRRA) como parte das atividades da agenda continuada 2011.

 

Conforme a professora, Karin Azevedo, o objetivo da oficina, que é dividida em duas fases (teórica e prática), é mostrar aos alunos a importância de usar a escrita em Língua Portuguesa, principalmente para a produção de textos com temas ambientais, que vai desde bilhetes até textos mais elaborados, como os acadêmicos. Para tanto a professora enfocou a construção histórica da língua, incluindo a ortografia e a gramática, e ainda a reforma ortográfica. Os alunos receberam uma tabela com o novo acordo ortográfico.

 

Antes de começar a oficina, Karin Azevedo, fez um breve histórico do projeto CRRA e da Lagoa Encantada, chamando a atenção dos alunos para a importância de preservação do parque e, principalmente, da participação da comunidade nas ações em prol do lugar. “Este espaço foi construído para a comunidade, que deve usufruir dele da melhor forma possível, mas com consciência ambiental. E é por isso que o CRRA promove essas atividades, para sensibilizar os moradores de que todos devem estar envolvidos nessa causa”.

 

Para a professora de Língua Portuguesa da escola João Panorotto, Valdeci Gomes da Silva, a oficina ajudou os alunos a melhorar a escrita, pois encontram dificuldade na hora de usar a nova ortografia, principalmente para a produção de textos. “Essas atividades extraclasses ajudam no aprendizado dos alunos, pois são dinâmicas e muito mais atraentes para eles, uma vez que estão fora da escola. Na sala de aula, a rotina acaba tirando a concentração deles”.

A aluna Hemilly Santiago Souza, 12 anos, concorda com a professora. Para ela sair da sala de aula ajudou a ver a língua portuguesa com outros olhos. “Eu tinha um pouco de dificuldade para entender a nova ortografia e também não gostava muito de produzir textos, mas agora compreendo que tudo depende de ter conhecimento sobre aquilo que vamos escrever, pois tudo fica mais fácil quando se sabe”.

O CRRA é um projeto realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (Idep), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114