Cuiabá | MT 19/04/2024
Variedades
Quarta, 27 de abril de 2011, 09h57

Silval Barbosa assiste fixação de pilares que marca a nova fase da Arena Pantanal


O governador Silval Barbosa foi o convidado especial, ontem (26.04), para presenciar a afixação dos primeiros elementos estruturais da Arena Pantanal Governado José Fragelli. É o novo marco da construção dessa obra que será o maior legado da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 para Cuiabá e região. Essa nova fase da obra vai ser concluída em fevereiro de 2012. São mais de 1900 pontos de fixação dessas mesmas colunas – quando a partir de fevereiro, paralelamente serão realizadas as obras de coberturas e instalações gerais – hidráulica, elétrica, TI e acabamento.

O início da nova fase – afixação das colunas pré-moldadas – foi recebido com entusiasmo pelo Governo e o staff da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (Agecopa). O governador Silval Barbosa disse que a data é um marco, pois a cada passo do processo – dentro da visão macro – deste que é o maior evento de Mato Grosso, ao ver um “pilar” sendo erguido, assim como outros projetos de acesso em andamento e a garantia de financiamento, deve ser comemorado, segundo Silval Barbosa. A primeira comemoração, lembra o governador, foi quando do anúncio de Cuiabá. “Nós somos otimistas e estamos acompanhando desde os primeiros passos e hoje aqui está presenciando o início de nova etapa”.

O engenheiro João Paulo Curvo assegura que daqui para frente não haverá atraso. A fábrica de pré-moldados instalada no canteiro, segundo ele, tem condições de produzir 30 peças por dia – entre pilares, vigas, lajes alveolares e degraus para as arquibancadas da arena. Há em estoque peças suficientes para 30 dias de obras.

Depois da afixação dos pilares, o governador Silval Barbosa, acompanhado da diretoria da Agecopa e representantes do Consórcio Santa Barbara – Mendes Júnior, fez uma visita in loco à fábrica de pré-moldados, quando foi informado e assistiu, que são feitos dois pilares dos moldes colocados nesta data, além de informados das diferentes tecnologias de engenharias adotadas, como as lajes alveolares, construídas numa tecnologia alemã.

A Arena Pantanal vai estar concluída em dezembro de 2012. Embora não seja prioridade do Governo – Cuiabá poderá ser, sim, escolhida para ser uma das sedes da Copa das Confederações. Essa possibilidade existe porque as arenas dos grandes Centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte não estarão prontas. Cidades que seriam candidatas naturais a receber a Copa das Confederações.

RECAPITULANDO

A Arena Pantanal está sendo construída em uma área de 307 mil m², com capacidade pra 42,5 pessoas, reversível para 25 mil lugares e terá múltiplo uso – usando como centro de Convenções, palco para shows. O projeto da Arena já recebeu prêmios por conta da sustentabilidade, com ventilação, consumo eficiente e reciclagem, com captação de água e uma estação de tratamento de afluentes.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114