Cuiabá | MT 20/04/2024
Variedades
Terça, 03 de maio de 2011, 14h34

Senai-MT premia indústrias vencedoras do programa Quali


Mais de 300 pessoas, entre industriais e autoridades públicas, diretores, sindicatos e colaboradores do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) prestigiaram o evento de premiação do Programa Mato-grossense da Qualidade (Quali-MT), ocorrido na noite de ontem (28/04), no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Cuiabá), localizado na Avenida XV de Novembro. Ao todo, 15 indústrias receberam os troféus que reconhecem pela boa performance em processos de gestão de qualidade, sendo duas na categoria Ouro, quatro na Prata e nove na classificação Bronze.

"Esta é a quarta edição do Quali-MT, fruto de uma parceria de sucesso entre o Sistema Fiemt e o Governo do Estado, que contribui decisivamente para elevar a competitividade das indústrias mato-grossenses no atual mercado globalizado. Diante deste cenário, é fundamental que as empresas busquem alcançar critérios de excelência em gestão, com foco inovação tecnológica e na melhoria contínua dos produtos e processos industriais", avaliou o presidente em exercício do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan. Ele acrescentou que, por meio do Quali-MT, o setor privado se prepara e qualifica para pleitear importantes certificações, como a ISO 9001:2008 (gestão de qualidade), ISO 14000 (gestão ambiental) e a ISO 26000 (gestão de responsabilidade social).

Na ocasião, o governador do Estado em exercício, Chico Daltro, destacou a importância do trabalho conjunto entre o Governo do Estado e o Sistema Fiemt, por meio do Programa Indústria em Ação, ao qual integra o Quali-MT. "Esta é uma parceria de sucesso que vai continuar este ano, pois é fundamental para o desenvolvimento de Mato Grosso. O Programa Indústria em Ação fortalece o setor industrial com os investimentos na gestão e na melhora dos processos, estimulando a competitividade e gerando mais riquezas e empregos ao Estado", declarou. Também estavam presentes na solenidade o secretário-executivo da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Márcio Mesquita; e o presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq), Clodoaldo José Ferreira.

O diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, agradeceu a presença de todos que prestigiaram o evento, bem como ressaltou o apoio das empresas e instituições que cederam representantes para participar da avaliação e julgamento dos relatórios inscritos ao prêmio Quali-MT. Ele também contextualizou o histórico do programa, destacando a dificuldade que o setor industrial enfrentava há quatro anos para obter informações sobre adoção de práticas de gestão de qualidade. E explicou que este foi um dos grandes motivadores para a instituição criar o Quali-MT, buscar parceria com o Governo do Estado, lançar o programa e oferecer consultoria com foco nos oito critérios de excelência em gestão, visando gerar conhecimento sobre os quesitos do Prêmio Nacional da Qualidade.

VENCEDORAS - Esta é a quarta edição do Quali-MT e concorreram aos prêmios um total de 24 empresas dentre 76 participantes da iniciativa em 2010. Na categoria Ouro, as grandes vencedoras foram as indústrias Milanflex Indústria e Comércio de Móveis e Equipamentos Ltda e a Rexam Amazônia Ltda. Na Prata, ganharam as empresas Bimetal Indústria Metalúrgica Ltda, Cloro MT, Refrigerantes Marajá SA e Novanis Animal Ltda. Já o troféu bronze ficou para a Ábaco Tecnologia da Informação, Biocamp Indústria e Comércio Importação e Exportação de Biodiesel Ltda, Madeiranit Madeiras Ltda, Maxivinil Tintas e Vernizes SA, Nutrifrigo Alimentos Ltda, Perfisa Perfilados da Amazônia Ltda, Plastibrás Indústria e Comércio Ltda, Produtos Rei Indústria e Comércio de Alimentos Ltda e Vitória Regia Água Mineral Ltda Puríssima.

A Milanflex comemorou o avanço na premiação da empresa, que ocorre desde 2007. "Primeiro conseguimos o Bronze, depois o Prata e agora comemoramos o Ouro. O Quali-MT também nos ajudou a conquistar certificações de gestão de qualidade, ambiental e responsabilidade social", comentou o diretor Gilmar Francisco Milan. Já o gerente de produção da Rexam Amazônia, Vitor Gontijo, destacou a importância do prêmio e ressaltou que o programa é fundamental para a melhora contínua dos processos. "Toda empresa deve buscar este caminho para sempre oferecer melhores produtos aos seus consumidores", disse.

Também comemorando a premiação, a coordenadora de gestão de qualidade da Bimetal Indústria Metalúrgica, Ladiana Deisy da Silva Medeiros, ressaltou que o Quali-MT, além de ajudar na melhoria dos processos, contribui fundamentalmente para o desenvolvimento de competências dos colaboradores e para o sucesso da empresa no mercado. Já o diretor da Cloro MT, José Carlos Miller Real, destacou o papel de todos os colaboradores para alcançar os patamares de gestão exigidos nos quesitos de classificação do programa. "Estamos sempre em busca de novos desafios e novas conquistas. E o Quali-MT é um grande indicador do sucesso organizacional".

QUALI-MT - Criado em 2007, dentro do Programa Indústria em Ação, o Quali-MT é considerado hoje pelo setor industrial um forte indutor regional do desenvolvimento de processos e do aprimoramento dos sistemas de gestão nas empresas. Nas indústrias, o Quali-MT é desenvolvido pelo Senai-MT, que oferece consultoria em gestão com foco oito critérios de excelência (liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimentos, pessoas, processos e resultados), que ajudam as empresas a aumentar a credibilidade, a melhorar a capacitação de trabalhadores e a entender melhor as exigências do mercado. Além disso, o programa contribui decisivamente para o alcance da certificação ISO 9001:2008 e cria condições de concorrência ao Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ).
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114