Cuiabá | MT 19/04/2024
Variedades
Quinta, 12 de maio de 2011, 22h01

Grupos musicais da UFMT são atração na I Feinter


Aproveitando a realização da I Feira de Intercâmbio Internacional: Educação, Cultura e Turismo (I Feinter), que acontece de 12 a 14 de maio no ginásio de esportes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Coordenação de Cultura evidenciará os valores culturais oferecidos à comunidade. Estão programadas apresentações com o grupo de percussão do Departamento de Artes, com o grupo de percussão Batuque Nauá – Cortejo e com a Orquestra de Buteco, que mostrará o Samba. Todas as bandas musicais são compostas por alunos e ex-alunos de música da UFMT.

A Orquestra de Buteco é um grupo novo iniciado em 2009, mas que já é referência dentro do cenário musical cuiabano. Formada por músicos experientes, conquistou muitos espaços, além de ser considerada pela crítica um dos mais importantes conjuntos da nova geração do samba, e para a surpresa de muitos, é composta por uma mistura de sambistas de várias gerações.

Graduados e graduandos no curso de Licenciatura em Música da UFMT já dividiram o palco, na sua totalidade ou com a participação de um dos integrantes, com diversos artistas da música brasileira como: Abel Santos, Mestre China, Ebinho Cardoso, Marcela Mangabeira, Marcelo Caldi, Regina Lucatto, Alma de Gato, Boca de Matilde, Praticutucá, Orquestra do Estado de Mato Grosso, Orquestra Sinfônica da UFMT, Arlindo Cruz, Yamandú Costa, Paulo Pauleira, Maurício Detoni, Triêro, Velha Guarda do Chorinho, entre outros.
O grupo de percussão Batuquenauá surgiu em maio de 2005 em Cuiabá. Os percussionistas apresentam o ritmo chamado maracatu de baque-virado através do desempenho dos batuqueiros e seus tambores e das dançarinas, trazendo para o público as canções das grandes nações de maracatu e as composições próprias que são inspiradas nos grandes mestres e suas histórias. Os participantes desenvolvem um trabalho de pesquisa e execução de ritmos, cantos e danças tradicionais brasileiras principalmente a ciranda, o baião e o samba.
 

O Batuquenauá já realizou oficinas gratuitas e apresentações em diversas comunidades da Capital e marcou presença em grandes comemorações festivas tais como: o aniversário de Cuiabá; no Parque Mãe Bonifácia em 2010; no Palco Giratório do Sesc; Porto à Deriva, MACP/UFMT; Quilombo Mata-Cavalo; Festas da Banana e de São Benedito entre outros.
 

O grupo de percussão do Departamento de Artes da UFMT tem como proposta, executar o repertório de vanguarda para instrumentos de percussão de maneira artístico-musical. Por outro lado, a manutenção dos equipamentos, o respeito aos limites individuais dentro do grupo, rigor profissional, cuidado especial com o acervo, presença no palco e atitudes maduras, são tratados como conduta mínima diária de seus integrantes. Além disso, busca-se seguir os pilares para a formação pedagógica e artística mais completa do percussionista contemporâneo exigindo-se dos seus integrantes musicalidade para apresentar as melodias principais, determinação e responsabilidades na preparação musical e sutilezas da arte em música de câmara.
 

Além das Bandas, a 1ª Feinter contará com as exposições culturais e de obras de artistas mato-grossenses no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP), que receberá visitas diárias dos alunos de toda a rede estadual de ensino. Haverá, ainda, projeções de vídeos e filmes cedidos pelas embaixadas estrangeiras, no Cineclube Coxiponés, no Centro Cultural da UFMT. (Assessoria do Evento)

Confira aqui programação completa.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114