Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Sexta, 13 de maio de 2011, 10h17

Presidente conhece funcionamento do projeto CRRA na Lagoa Encantada


O presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Aray Fonseca, esteve na ultima quarta-feira (11-05) na Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto – ETE do CPA III) para conhecer o funcionamento do projeto Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA), o qual desenvolve ações socioambientais naquela região. A diretora técnica do projeto CRRA, engenheira Eliana Rondon, e a coordenadora, Neli Assunção, apresentaram o projeto e explicaram detalhes do seu funcionamento.

Conforme informou Eliana Rondon (ex-presidente da Sanecap), o CRRA é um trabalho de pesquisa que tem como objetivo integrar e apoiar ações de extensão, ensino e pesquisa no sistema de lagoas de estabilização do CPA III. Para tanto, estão sendo desenvolvidas no local, atividades de piscicultura e fertirrigação de viveiros, bem como o aproveitamento e reuso de água pluvial. Além disso, o projeto prevê também o tratamento de 100% do esgoto coletado na região do CPA II, III e IV, reposição da mata ciliar no entorno dos córregos e o reflorestamento de toda área.

Para que estas ações sejam desenvolvidas está sendo montada uma estrutura dentro da Lagoa Encantada, como o laboratório e tanques para piscicultura. O laboratório, que está em fase final da obra e deve ser entregue no próximo mês, será responsável pelas análises físico-químicas e microbiológicas da ETE. Já o sistema de piscicultura vai reutilizar a água do efluente tratado para criação de peixes, que se alimentarão das algas (responsáveis por causar o odor forte nas lagoas) e posteriormente servirão de insumo.

Estas ações, segundo Eliana Rondon, vão refletir na despoluição dos Córregos do Caju e Gumitá, afluente do rio Coxipó. “Todo esse trabalho está sendo feito com responsabilidade social e ambiental, pois estamos desenvolvendo atividades de educação ambiental e, o mais importante, agregando a comunidade local”. Os trabalhos serão coordenados pelo departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Com todo esse trabalho, Eliana Rondon destaca que estão quebrando paradigmas, pois conseguiram transformar a ETE, que é um local destinado ao tratamento de esgoto, em uma área de lazer e muito bem recebida pela comunidade.

O presidente Aray Fonseca, que está à frente da presidência da Sanecap há menos de dois meses, ressaltou que já conhecia o trabalho da Doutora Eliana, da época em que foi Secretário de Saúde e ela presidente da Sanecap, em 2005, e por isso sabia que o trabalho do CRRA seria sério. “Sei da dedicação dela com a área de saneamento e, principalmente, com a Lagoa Encantada. E o CRRA é um projeto muito bonito e especial e que precisa receber apoio”.

O presidente da Sanecap disse que vai buscar parcerias para ampliar as ações desenvolvidas na Lagoa Encantada, e assim conseguir recursos para a construção de pelo menos um reator, que vai trabalhar em conjunto com as três lagoas de estabilização (uma facultativa e duas de maturação). Com isso vai ampliar o tratamento do esgoto, e eliminar de vez o odor forte das lagoas, que hoje é reduzido com a ajuda de dois aeradores.

A coordenadora do CRRA, Neli Assunção, lembrou que o CRRA desenvolve atividades com a comunidade frequentemente, e entre essas atividades está o “I Congresso e Tecnologias Alternativas: Vida Sustentável”, que vai ocorrer em Cuiabá entre os dias 2 e 4 de junho no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e na Lagoa Encantada. O evento vai discutir os desafios e perspectivas do saneamento, como um direito essencial para se garantir a saúde e a qualidade de vida da população.

O CRRA é um projeto desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (Idep), Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e é patrocinado com recursos da Petrobras, por meio do programa Petrobras Ambiental.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114