Cuiabá | MT 19/04/2024
Variedades
Quarta, 18 de maio de 2011, 13h24

Começa oficina de capacitação para revisão da Política Estadual de Educação Ambiental


Membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) de Mato Grosso e parceiros participam a partir desta quarta (18.05) até a próxima sexta-feira (20.05), da I Oficina de formação e integração da equipe-base que atua no processo de Revisão da Lei da Política Estadual de Educação Ambiental (EA) de Mato Grosso. A Oficina acontece no Auditório Pantanal, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em Cuiabá.

Esta é a primeira de três oficinas que irão acontecer em Cuiabá, visando a revisão da Lei da Política Estadual de Educação Ambiental. A II Oficina acontecerá em julho, para a elaboração metodológica dos Seminários de Consulta Pública nos 15 Consórcios do estado de MT e a III Oficina em setembro, para a avaliação e sistematização da minuta.

O processo de revisão da lei está sendo conduzido por um grupo formado por 40 pessoas, representantes da Comissão Interinstitucional de EA (CIEA) de MT e parceiros.

De acordo com a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Lívia Mondin, a oficina, além de contribuir para a formação dos membros integrantes da CIEA, para revisão da Lei da Política Estadual de Educação Ambiental (EA) de Mato Grosso (MT), irá propiciar o levantamento de subsídios para a construção do Programa Estadual de EA e do Sistema Estadual de EA e, é um instrumento de estimulo a criação de leis e programas municipais e/ou regionais de EA.

Participam da Oficina Marcos Sorrentino, ex-diretor do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), atualmente professor do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), onde coordena o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) e a professora do Departamento de Educação Ambiental, do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Michele Sato.

REVISÃO - A proposta de revisão da lei vem sendo discutida desde 2008 por meio da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), com a participação dos técnicos das Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema) e de Educação (Seduc). A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Lívia Mondin explicou que, “a ideia é regionalizar a legislação vigente”.

Nesse processo, de construção de uma política pública visando uma nova prática de vida, a meta é que as discussões sejam levadas a todos os 141 municípios, por meio de seminários realizados nos 15 Consórcios Regionais de Mato Grosso.

Também participam do processo, profissionais da educação da Gerência de Educação Ambiental da Seduc, da Rede Matogrossense de Educação Ambiental (Remtea), Unemat, Secretaria de Saúde, Incra, Ibama, Coletivo Jovem, além de Seduc e Sema.

PROGRAMAÇÃO I OFICINA DE FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO - Processo Participativo de Revisão da Lei 7888/03 e Delineamento de um Sistema Estadual de Educação Ambiental de Mato Grosso

Programação 1º DIA – 18.05

08h00: Mesa de abertura, com convidados e autoridades.
09h00: Apresentação dos participantes.
11h00: Apresentação de todo processo participativo. Acordos de trabalho coletivo.
12h00: Esclarecimentos de dúvidas e diálogo sobre expectativas e inquietações.
13h30: Estudo piloto.
17h15: Finalização dos trabalhos do dia, avaliação e encaminhamentos.

Programação 2º dia – 19.05

08h00: Adensamento conceitual: políticas públicas; educação ambiental; comunidade; participação; planejamento participativo; estado-nação; programas e projetos.
- Trabalhos em grupo – jogo das palavras.
- Apresentação da síntese elaborada pelos grupos. Sistematização e textos para leitura.
12h00: Almoço
13h30: Apresentação do trabalho elaborado pelas equipes no dia anterior.
17h15: Avaliação e encaminhamentos para o terceiro dia.

Programação 3º dia – 20.05

08h00: Finalização das apresentações das equipes e encaminhamentos para os trabalhos da II Oficina.
10h00: Formação das equipes de trabalho, com definição das áreas de atuação de cada uma e procedimentos operacionais necessários.
- Avaliação da oficina, mapeamento das demandas formativas para a II Oficina.
- Reunião das equipes para início do planejamento.
17h00: Encerramento

SERVIÇO:

DATA: 18 a 20.05

LOCAL: Auditório Pantanal, da Sema

HORÁRIO: 8 às 17:15 horas
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114