Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Segunda, 13 de junho de 2011, 06h39

Sustentabilidade e planejamento são diferenciais apresentados durante palestra na Confortex 2011


O planejamento de uma cozinha envolve uma série de coisas, afinal este é o ambiente mais importante da casa, especialmente porque a cozinha gourmet é uma tendência forte no Brasil. Para falar sobre o assunto a designer Yara Cianci fez uma palestra na tarde deste sábado (11), no seminário da Confortex 2011 - Feira de Móveis, Decoração e Construção, que termina neste domingo 12, no Centro de Eventos do Pantanal.

Segundo Yara, a cozinha é o principal centro de convivência da casa e ela não precisa ser projetada apenas como um local para cozinhar. ”Os conceitos de planejamento de uma cozinha envolvem criatividade, harmonia, características e comportamento do cliente, conhecimento e pesquisa do profissional para estar atualizado”, explica, acrescentando que é preciso fazer conversar muito com o cliente e fazer um “briefing” o mais completo possível com o máximo de informações. “Nem sempre uma cozinha grande é a melhor aproveitada”. Para ela, as cozinhas pequenas são as mais difíceis de serem projetadas e precisam ser muito mais práticas.

Yara Cianci começou sua palestra traçando um histórico da evolução da cozinha e disse que todo seu desenvolvimento se dá em torno da descoberta do fogão. Lembrou que as primeiras cozinhas eram afastadas da casa e reservadas às escravas. “O fogão a gás foi a primeira revolução na cozinha”, comenta, lembrando que a cozinha modular surgiu em 1926 e as planejadas apareceram nos anos 60.

Segundo a especialista, que trabalha na área há 35 anos, as cores, todas sem exceção, são uma tendência forte, embora o branco continue eterno. Outra novidade é o uso de lustres de sala na cozinha. “Vale misturar peças clássicas com projetos modernos”, pontua.

Para finalizar, lembra que a sustentabilidade é a grande tendência e deve ser valorizada nos projetos de cozinha com uso de materiais ecológicos, produzidos com o menor impacto possível, empregando trituradores e lixeiras para reciclagem, por exemplo.

A entrada da Confortex é gratuita e horário de funcionamento da feira é das 16 às 22 horas. O evento é uma realização do Sebrae, Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Governo do Estado,Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário do Estado de Mato Grosso (Sindimóvel)com parceria do Sistema




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114