Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Segunda, 04 de julho de 2011, 04h56

Estudo mostra que videogames podem ajudar jovens com problemas de aprendizado


Um estudo promovido pela pesquisadora Rachael Folds, da Escola de Educação da Universidade de Nottingham Trent, na Inglaterra, quer mostrar que a interatividade dos videogames pode ajudar nas habilidades e aumentar a motivação pelo aprendizado.

24 alunos da escola inglesa de Loughborough foram escolhidos para participar do projeto. Eles têm entre 16 e 24 anos e apresentam problemas como Síndrome de Down e autismo. No primeiro estágio, Folds pediu para eles rebaterem bolas de tênis. Depois começaram a “treinar” usando jogos de Nintendo Wii durante 5 semanas. Após esse estágio, 75% dos alunos aumentaram seus rendimentos no jogo e 53% apresentaram melhora no aprendizado.

Um segundo estágio do estudo foi aplicado em 18 estudantes. Os alunos jogavam boliche e tentavam derrubar os pinos. Após o “treinamento” de 5 semanas usando o Kinect, da Microsoft, 94% deles apresentaram pontuações bem mais altas que no começo.

Rachael disse ao Gamepro que os resultados iniciais desse pequeno estudo sugerem que “a interatividade dos games ensina aos alunos movimentos que eles podem fazer em suas vidas cotidianas. Os games poderiam ensiná-los a fazer um bolo ou até trocar um pneu, por exemplo.”

O resultado é impressionante: 92% dos alunos disseram que gostariam de aprender com esse método em suas escolas no futuro e que ele é bem mais eficaz que os métodos convencionais de ensino. 93% disseram que os jogos aumentaram seus interesses por aprender e 87% aprenderam habilidades que não esperavam. Todos os participantes do processo declararam que estão confiantes e têm a capacidade de passar em um teste baseado no que aprenderam.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114