Cuiabá | MT 23/04/2024
Variedades
Quarta, 06 de julho de 2011, 12h37
Capacitação contínua

Escola registra 2.500 participações em cursos


Em apenas três meses, de março a maio de 2001, a Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva proporcionou aos servidores do Poder Judiciário 2.539 participações em cursos de capacitação. O setor trabalha focado no aprimoramento do conhecimento do público interno e também objetiva melhorias na prestação jurisdicional à sociedade a partir do investimento feito nos servidores.

Neste período, foram oferecidos 25 cursos, divididos em 71 turmas, todos voltados para formação inicial e continuada que permitiram aos servidores participar de forma presencial e até à distância. Dentre as capacitações destaca-se o Malote Digital, que formou 11 turmas no Tribunal de Justiça e também nas comarcas. O curso foi tão bem elaborado que o Conselho Nacional de Justiça solicitou uma cópia e disponibilizou para todos os Tribunais de Justiça do País para que utilizassem para a formação dos servidores no assunto.

De acordo com o levantamento da Escola, este é o campeão de participantes, seguido pelo curso de Capacitação em Sistemas e Programas de Informática, que atendeu a 210 servidores, e pelo Português Jurídico, que conseguiu alcançar 140.

Um dos pontos fortes da Escola é o Ensino à Distância. Foi dessa forma que os servidores que atuam nas comarcas mais distantes da Capital puderam participar mais ativamente dos cursos oferecidos. Nessa modalidade o aluno tem a possibilidade de construir seu conhecimento e também escolher o melhor período para destinar ao estudo. Nessa modalidade também foram oferecidos cursos de Word Básico e Avançado, Acordo Ortográfico, Formação de Coordenadores de EAD – Docência Online, de Tutores para cursos de Desenvolvimento de Competências Gerenciais e também de Gestão de Processos.

Com essas ações, os servidores têm a oportunidade de se capacitar e desenvolver habilidades de forma contínua. De acordo com a coordenadora da Escola dos Servidores, Jane Selma Barbosa, as ações também buscam cumprir o disposto na Resolução 126 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre o Plano Nacional de Capacitação Judicial de magistrados e servidores do Poder Judiciário.

A resolução consiste no conjunto de diretrizes norteadoras das ações promovidas pelas Escolas Judiciais brasileiras na formação e aperfeiçoamento de magistrados e servidores do Judiciário. Conforme o documento, a formação dos servidores terá caráter permanente desde seu ingresso no serviço público e ao longo de sua vida funcional, abrangendo tanto os de carreiras, quanto os ocupantes de cargos ou funções comissionadas.

A Escola dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, que recebeu o nome do desembargador Atahide Monteiro da Silva, foi criada em 2008 com o intuito de promover mudanças e também criar oportunidades de formação do público interno, conforme necessidades apresentadas pelo aprimoramento do Judiciário. Ela atua planejando, organizando e executando os cursos de treinamento e capacitação para os servidores.

Coordenadoria de Comunicação do TJMT




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114