Cuiabá | MT 18/04/2024
Turismo
Quarta, 04 de junho de 2014, 16h31

Bichos do Pantanal trará o barco de pesquisa para o centro de Cáceres no Dia do Meio Ambiente

Galeria de Fotos (9 imagens)

Bichos do Pantanal trará o barco de pesquisa para o centro de Cáceres no Dia do Meio Ambiente

  1. Bichos do Pantanal (9).jpg

  2. Bichos do Pantanal (8).jpg

  3. Bichos do Pantanal (7).jpg

  4. Bichos do Pantanal (6).jpg

  5. Bichos do Pantanal (5).jpg

  6. Bichos do Pantanal (4).jpg

  7. Bichos do Pantanal (3).jpg

  8. Bichos do Pantanal (2).jpg

  9. Bichos do Pantanal (1).jpg


 

As comemorações do dia Internacional do Meio Ambiente, 05 de junho, vão trazer uma surpresa para a população de Cáceres, no Mato Grosso. O barco-sede do projeto Bichos do Pantanal vai ancorar na escadaria central da praça Barão de Rio Branco, às margens do rio Paraguai para trazer um pouco dos resultados de pesquisa do projeto.A equipe do Projeto Bichos do Pantanal vai levar o barco-sede do projeto para ancorar na Praça Barão de Rio Branco em comemoração ao Dia Internacional da proteção ao Meio Ambiente

 

O barco, que geralmente permanece na área de pesquisa em um raio de 200 quilômetros do centro da cidade, vai trazer mudas doadas pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que serão distribuídas para a população da cidade. As mudas são de espécies típicas da fauna pantaneira e são um incentivo, e apelo, em prol do reflorestamento das margens do rio Paraguai, um dos principais formadores do Pantanal, que enfrenta problemas como o assoreamento devido ao desmatamento de suas matas ciliares.

Outra ação do projeto será um dia dedicado a visualização da fauna, com foco na avifauna. A ação vai ser destinada a adultos e crianças que forem para a praça interessados em conhecer um pouco mais sobre os animais da região. O Pantanal é uma verdadeira morada das aves, uma das regiões com maior concentração de biodiversidade do mundo, já foram catalogadas 660 espécies. Muitas dessas aves são espécies raras ou endêmicas, e usam os rios do Pantanal para reprodução.

A ideia de promover ações de visualização das aves, o birdwatching, é para sensibilizar a população de Cáceres sobre a importância da biodiversidade local. Os cinco instrutores de educação ambiental do Projeto Bichos do Pantanal estarão na praça para ensinar às pessoas sobre como usarem os binóculos de visualização e também sobre a importância dos animais visualizados.

“Muitos acreditam que o Pantanal é algo distante, o que queremos mostrar é que o ecossistema faz parte da cidade. A biodiversidade pantaneira pode ser encontrada com muita facilidade até no centro de Cáceres. Na praça Barão de Rio Branco, por exemplo, eu mesmo já encontrei espécies endêmicas e muito importantes da região”, afirma Douglas Trent pesquisador-chefe do Projeto Bichos do Pantanal. “É mais fácil despertar a vontade de proteger o bioma quando as pessoas conhecem mais sobre a sua importância e se veem inseridas dentro desse ecossistema”, conclui Trent.

O Projeto Bichos do Pantanal é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental. O Projeto Bichos do Pantanal atua desde o 2º semestre de 2013 no Mato Grosso com foco em três pilares de ação: a conservação da biodiversidade, a educação ambiental e a geração de renda para a comunidade local.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114