Cuiabá | MT 24/04/2024
Turismo
Segunda, 18 de agosto de 2014, 09h33

Rede Cooperação do Projeto Bichos do Pantanal vai debater a cadeia do ecoturismo em Cáceres


A terceira reunião da Rede de Cooperação do Projeto Bichos do Pantanal vai ocorrer na quinta-feira (21/08), na Sematur, em Cáceres, no Mato Grosso. O ecoturismo, o turismo de pesca e de observação da natureza foram detectados como as atividades econômicas potenciais da região. O foco deste novo encontro é delimitar os primeiros caminhos para a implementação e o desenvolvimento efetivo dessas atividades.

A última reunião da Rede foi em 14 de março e contou com a presença de Melissa Birch e Christy Imel, representantes da Universidade do Kansas, dos EUA, uma das instituições parceiras do Projeto Bichos do Pantanal, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Sócioambiental e realizado pelo Instituto Sustentar. Entre as conclusões resultantes do encontro está a necessidade de integração das informações turísticas do município em um só canal. “Existem muitas iniciativas isoladas em Cáceres, como os passeios para a Dolina de Água Milagrosa, as pousadas nas fazendas e até a Estrada Turística, que pode ser implementada e ser uma nova Transpantaneira no Mato Grosso. O que falta é que esses atrativos estejam acessíveis ao turista que já visita Cáceres”, afirma Jussara Utsch, coordenadora do Projeto Bichos do Pantanal. “O foco dessa nova reunião é ir além de debater os problemas da cadeia e focar nos possíveis caminhos e soluções”, conclui.

A reunião pretende debater questões relacionadas ao crescimento da atividade turística no Pantanal, os possíveis modelos de desenvolvimento do ecoturismo e gestão, as estratégias de marketing e apoio; a formação de guias; a questão do design das pousadas e as reuniões comunitárias e entre os representantes do setor privado e público interessados no desenvolvimento do turismo.

A facilitadora do encontro será Neluce Maria Arenhart, gestora pública em biodiversidade e questões socioambientais. Bióloga e educadora de jovens e adultos nas áreas de conservação da biodiversidade, Arenhart é mediadora para a elaboração de políticas públicas para educação ambiental e gestão participativa.

O Projeto Bichos do Pantanal atua desde setembro de 2013 no Mato Grosso com foco em três pilares de ação: a conservação da biodiversidade, a educação ambiental e a geração de renda para a comunidade local.

O primeiro encontro da Rede ocorreu em março e reuniu 34 representantes da sociedade civil, academia, empresários, gestores públicos e profissionais liberais de Cáceres. O grupo discutiu oportunidades e ameaças para o crescimento de Cáceres. O foco dos debates era delimitar possíveis atividades que possam impulsionar o desenvolvimento social em equilíbrio com a preservação do meio ambiente.

Durante o encontro o ecoturismo e o turismo de pesca foram as atividades escolhidas pelos grupo. O desafio de melhorar os indicadores sociais do município e ao mesmo tempo conservar o delicado ecossistema da região, onde Pantanal e Amazônia se encontram de forma única no Brasil foram os pontos determinantes para a escolha dessas atividades como foco dos encontros.

O encontro será no dia 21 de agosto, 5ª feira, às 19:00 horas, na sala de reuniões da SEMATUR de Cáceres, no Mato Grosso.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114