Cuiabá | MT 25/04/2024
Turismo
Segunda, 05 de setembro de 2016, 17h29

Dia da Amazônia é comemorado nesta segunda (5)


Nesta segunda-feira (5) é comemorado o Dia da Amazônia, a maior reserva natural do planeta. Conhecida como uma das grandes riquezas da humanidade, a Amazônia é também a mais extensa floresta tropical do mundo, liderando em número espécies da biodiversidade.

Com 7 milhões de quilômetros quadrados, sendo 5,5 milhões de florestas, o bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta e a conservação dos recursos hídricos.

Sessenta por cento da floresta está em território brasileiro. As riquezas naturais desse bioma, predominante na Região Norte do País, foram reconhecidas como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2000, com o tombamento do Complexo de Conservação da Amazônia Central.

Na Amazônia Brasileira existem 314 unidades de conservação entre federais, estaduais e algumas municipais, que representam mais de um milhão de quilômetros quadrados protegidos.

Turismo

Em pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com estrangeiros que visitaram a reserva natural no ano passado, 68,3% dos turistas apontaram o contato com a natureza e o ecoturismo como principal motivo de viagem à região.

Conheça cinco atrativos em que os visitantes podem conhecer a biodiversidade e a cultura da região.

Encontro de rios

O encontro dos rios Negro e Solimões, que formam a bacia amazônica, é um dos grandes atrativos naturais da região, que encanta os turistas pela beleza de sua paisagem. Os visitantes podem conhecer esse cenário durante passeios de barco ou de avião.

Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas é dos principais atrativos culturais de Manaus, que destaca-se na paisagem urbana da capital por sua arquitetura e pela cúpula com as cores da bandeira do Brasil. Em 1966, o Teatro Amazonas foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Floresta Amazônica

Os turistas podem contemplar a beleza das paisagens naturais e conhecer a biodiversidade do bioma amazônico em trilhas, passeios de barco pelo rio Amazonas e durante o passeio de avião, que oferece vista panorâmica da vegetação tropical cercada pelo rio e seus afluentes.

Festival de Parintins

Entre os eventos culturais da Região Amazônica, o Festival de Parintins destaca-se pela preservação das tradições dos povos caboclos e indígenas que habitavam o local. As apresentações dos dançarinos e alegorias que representam os bois Garantido e Caprichoso são realizadas no mês de junho e impulsionam o turismo na região.

Praia da Ponta Negra

As praias de água doce também estão entre as opções para os turistas que desejam desfrutar do contato com a natureza durante a visita ao destino. A Praia da Ponta Negra destaca-se entre esses atrativos de lazer, em que os visitantes podem praticar esportes, conhecer a biodiversidade e contemplar a beleza do pôr do sol às margens do Rio Negro. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114