Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Segunda, 12 de setembro de 2016, 14h21

Brasil concorre a vaga na Organização Mundial do Turismo


O Ministério do Turismo está concorrendo a uma das cinco vagas da região das Américas no Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), para o período de 2018 a 2021.

A candidatura foi apresentada ao secretariado da OMT em agosto e oficializada nesta semana. Em 2017, três vagas serão renovadas, do total de cinco assentos, hoje compostos pelo Equador, Peru, Bahamas, México e Paraguai. Além do Brasil, a Jamaica e a Argentina também já estão confirmados como candidatos ao conselho.

Para a candidatura, o País assume o desenvolvimento de três ações fundamentais para a consolidação de sua política nacional de turismo: fomento do tema da economia colaborativa e mídias digitais; ampliação dos debates sobre a regulamentação da Proteção ao Consumidor Turista e intensificação das discussões sobre o tema da acessibilidade.

Brasil membro

O Brasil é membro da OMT desde 1975 e fez parte do Conselho Executivo durante cinco mandatos, além de participar de diversos debates e grupos de trabalho, contribuindo para o alcance das metas da organização.

Entre os principais resultados destes grupos de trabalho estão a criação de uma política única de governança entre a OMT e suas entidades externas e a elaboração da Declaração de Facilitação dos Deslocamentos Turísticos em 2009, firmada entre membros da organização para facilitarem os fluxos turísticos internacionais.

OMT

A Organização Mundial de Turismo, agência das Nações Unidas de liderança internacional no turismo, é composta por 157 países, seis membros associados e 500 membros filiados compostos por representantes do setor privado, instituições de ensino, associação de turismo e autoridades de turismo local.

Já o Conselho Executivo da OMT, responsável juntamente com o secretário-geral da organização pela tomada de decisões para a implementação de resoluções e recomendações da Assembleia Geral, é composto por 31 estados membros da OMT, eleitos para o período de quatro anos, sendo que metade de seus membros é renovada a cada dois anos.

A eleição para a renovação dos mandatos no Conselho será realizada no segundo semestre de 2017, durante a 22ª sessão da Assembleia-Geral em Chengdu, na China. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114