Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Quinta, 22 de setembro de 2016, 20h18

Cidades brasileiras estão aderindo aos walking tours


Um novo conceito de turismo tem crescido nos últimos anos no Brasil. São os walking tours, uma nova modalidade que prevê a realização de passeios turísticos a pé e aproxima o viajante dos atrativos culturais e naturais do destino.

A dinâmica é diferente do conceito tradicional, uma vez que o turista precisa se deslocar até um ponto de encontro. Geralmente, o lugar escolhido está próximo de outras atrações previstas no roteiro.

A nova forma de fazer turismo foi criada em 2004, em Berlim, e já está presente em vários países. No Brasil é possível encontrar passeios em São Paulo, em Paraty, Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro. Não há preço determinado para a atividade, mas ao final do trajeto é sugerida uma gorjeta e cabe ao visitante a decisão de pagar.

São Paulo foi a primeira cidade do País a contar com a iniciativa. Desde que começou a oferecer os passeios ao público geral, em 2012, a São Paulo Free Walking Tour já atendeu cerca de 40 mil turistas, com três opções de passeios: o Old Downtown tour, que leva os visitantes pela parte histórica da cidade; o Paulista Ave tour, com passeios pelo centro moderno; e o Vila Madalena, que apresenta grafites e arte urbana.

Todos os roteiros - feitos em inglês - contam com guias bilíngues cadastrados no Cadastur, sistema do Ministério do Turismo obrigatório para quem atua no setor.

“Esse é um conceito cada vez mais comum no mundo, uma alternativa ao passeio turístico tradicional e que atende ao perfil de um turista que quer ser cada vez mais independente, que deseja ter a sensação de desbravar novos destinos”, explica Rafael Freitas, um dos idealizadores do projeto na capital paulista.

No Rio de Janeiro, o Rio Walking Tour é promovido pela prefeitura da cidade com sete opções de roteiros naturais e culturais. Na iniciativa, cada passeio é realizado com um grupo de até 32 participantes orientados por guias de turismo que moram no Rio de Janeiro.

Para os viajantes que desejam conhecer a cultura carioca são oferecidos quatro roteiros que contemplam atrações como os teatros Municipal e João Caetano, a Praça XV e o Museu Histórico Nacional.

A visita aos cartões postais e o contato com os moradores da cidade promovem uma intensa troca cultural durante os passeios, de acordo com o guia carioca Pedro Souza, integrante do projeto. “As pessoas se surpreendem com a história da cidade porque não imaginam o valor histórico do Rio de Janeiro”, relata.

Os outros três roteiros do Rio Walking Tour são voltados à contemplação da biodiversidade local. Durante os passeios, os turistas podem conhecer o Parque Nacional da Tijuca, tombado pela Unesco em 2002, e o Morro da Urca, que oferece vista para alguns dos principais cartões postais da cidade, como a Praia de Copacabana e o Cristo Redentor. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114