Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Terça, 27 de setembro de 2016, 18h45

Dia do profissional de turismo é celebrado nesta terça-feira (27)


O dia 27 de setembro foi escolhido pelas Nações Unidas como o dia para celebrar o Turismo. No Brasil, o dia também celebra o turismólogo, profissional responsável pelo planejamento de ações e execução de projetos que fomentam a atividade.

A profissão foi reconhecida em 2012 pela lei 12.591. Segundo a lei, entre as atividades exercidas por esse profissional estão a de gerir estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar a seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, formular e implantar prognósticos e proposições para o desenvolvimento do turismo; criar e implantar roteiros e rotas turísticas; desenvolver e comercializar novos produtos turísticos e organizar eventos entre outras.

“Os turismólogos são profissionais essenciais para o desenvolvimento da atividade turística no Brasil. É o olhar apurado deles que transforma atrativos naturais e culturais em produtos turísticos capazes de movimentar a economia e promover o desenvolvimento das regiões”, afirma o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

O professor Neio Campos, do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UNB), destaca as muitas contribuições feitas pelo profissional no setor. “São eles que irão elaborar políticas de turismo municipais, estaduais, nacionais e até de caráter internacional.”

A prática do turismo responsável é outra atribuição desses profissionais. O desenvolvimento do turismo de uma forma consciente, levando em consideração a inclusão e fatores sociais e culturais, muda a economia e a realidade local.

Segundo dados recentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil conta com 179 cursos de graduação em turismo e quase 20 mil estudantes matriculados. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114