Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Terça, 08 de novembro de 2016, 16h39

Número de guias turísticos no Brasil aumentou 21%


Em outubro, o Cadastur, o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, alcançou a marca de 17 mil Guias de Turismo, um crescimento de 21% em relação ao ano de 2015.

A credencial de Guia de Turismo comprova a inscrição do profissional no Cadastur e é a permissão legal para o guia exercer a atividade. Além de curso técnico de formação de 800 horas, o número do guia no cadastro garante a segurança em relação a prestação do serviço ao turista.

Para Irma Karla, da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), a oferta de cursos de formação profissional e a fiscalização da atividade de guia estão entre os fatores que contribuíram para ampliação do cadastro dos profissionais nos últimos anos.

“Ele abre as portas dos destinos e atrativos aos turistas com atendimento diferenciado, segurança e informações necessárias sobre o local visitado”, afirma.

Segundo a coordenadora de cadastro e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo, Tamara Galvão, trata-se de uma ferramenta importante de consulta para quem vai contratar um serviço. “Precisamos fortalecer o cadastro exigido pelo Ministério do Turismo junto aos prestadores de serviços turísticos, assim como incentivar o turista a contratá-los”, reforça.

Consulta

A consulta aos serviços de cadastro obrigatório do Ministério do Turismo pode ser feita por meio do site. Lá, o turista consegue consultar informações sobre os guias de turismo, entre elas, o contato, cidade, número do Certificado Cadastur, idiomas e segmentos turísticos. Ao contratar os serviços de um guia, o turista poderá verificar a especialidade do profissional, ou seja, sua categoria de atuação. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114