Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Terça, 10 de janeiro de 2017, 22h04

Ministério do Turismo lança programa de qualificação internacional


O Ministério do Turismo lançou, nessa segunda-feira (9), o Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade, para estudantes da área que desejam complementar sua formação acadêmica.

O programa prevê o envio, em 2018, de 120 alunos de cursos técnicos e de graduação de instituições públicas para até três meses de treinamento no Reino Unido. A proposta é oferecer conhecimento em outro idioma sobre técnicas em turismo e hospitalidade. A seleção será realizada no primeiro semestre deste ano.

Além disso, a iniciativa visa promover a cooperação internacional na área, bem como contribuir para o aumento da competitividade do trade turístico brasileiro.

A parceria entre os dois países foi definida há dois meses, durante a World Travel Market (WTM), uma das maiores feiras de Turismo do mundo, em Londres.

“O Ministério teve experiências exitosas neste sentido, com Portugal, em 2013, e com o próprio Reino Unido e a Espanha em 2014. Agora estamos transformando estes projetos em uma política pública perene. Qualificar os nossos futuros profissionais é uma necessidade que atenderá à demanda do trade turístico, gerando renda e benefícios para a sociedade”, explicou Marx Beltrão.

O Ministério investirá R$ 5 milhões no programa. Os recursos serão repassados a entidades da administração pública, que firmarão convênio com a pasta, por meio de Termo de Execução Descentralizada.

A bolsa arcará com a matrícula na universidade, além de cobrir gastos com hospedagem, alimentação, auxílio-deslocamento, seguro saúde e ajuda de custo mensal.

Seleção

O estudante interessado em participar do programa deve ser brasileiro e residir no País no momento da candidatura; estar matriculado em curso de bacharelado, licenciatura, e/ou tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade; ter completado de 20% a 80% do currículo previsto do seu curso.

É necessário também ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, a partir de 2009; apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, segundo parâmetros da Instituição de Ensino Superior (IES) e; comprovar proficiência mínima em língua inglesa.

A grade disciplinar será a mesma para todos os estudantes, mesmo os que estejam em diferentes instituições da Associação de Colleges, como são chamadas as faculdades no Reino Unido.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114