Cuiabá | MT 25/04/2024
Turismo
Terça, 14 de fevereiro de 2017, 19h03

Parque do Jalapão tem novas regras para turismo


O parque estadual do Jalapão, em Tocantins, um dos principais destinos turísticos da Região Norte do País, tem novas regras para visitação, elaboradas para preservar o ecossistema local.

Entre as mudanças estão a proibição do uso de drones para filmagens e fotografias nas dunas, delimitação das áreas de nado e proibição da entrada de animais domésticos. As novas regras foram anunciadas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e pretendem facilitar a fiscalização.

As lagoas próximas das dunas estão entre os locais cujo banho está proibido. A abertura de novas trilhas não será mais permitida. Sobre a entrada de animais domésticos, apenas cães guias usados para orientação de pessoas deficientes visuais serão autorizados.

O uso de bebidas alcoólicas e substâncias ilícitas nas dunas fazem parte da lista de proibições anunciadas pelo o órgão estadual de defesa do meio ambiente. As regras reforçam, ainda, proibições como alimentar e maltratar os animais silvestres, bem como retirar material da natureza e acender fogueiras dentro do parque.

Ensaios fotográficos de casamento e aniversários de 15 anos, por exemplo, continuam permitidos desde que previamente informados e autorizados. Não há restrições para fotos pessoais, exceto para fins comerciais.

A condução de turistas ao local só poderá ser feita por empresas cadastradas pelo Ministério do Turismo. As regras dão mais segurança ao turista, que terá assistência de empresas regularizadas operando no Jalapão. O conjunto de medidas aumenta a visão e a credibilidade das operadoras, contribuindo para o desenvolvimento do turismo sustentável da área de conservação.

De acordo com o Naturatins, 11 empresas operadoras de turismo do estado são cadastradas para operar no Jalapão, mas o número de agências que trabalham na informalidade é bem maior.

Roteiro

Parque Estadual do Jalapão é uma área remota do leste do Tocantins de beleza exuberante e muitos atrativos naturais. Entre os destaques para visitação turística estão o fervedouro, a cachoeira da velha e as dunas.

O acesso aos locais é difícil, e as visitas são feitas por agências especializadas no roteiro de ecoturismo e turismo de aventura. Os pacotes variam de acordo com os atrativos a serem visitados e o número de dias. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114