» mais
Comentar           Imprimir
Turismo
Segunda, 24 de abril de 2017, 18h14

Festival estudantil de teatro começa nesta segunda-feira em Campo Verde


O Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran) de Mato Grosso inicia, nesta segunda-feira (24.04), a 14ª edição do evento. A primeira etapa será em Campo Verde (137 km a Sudeste da Capital).

O Fetran pretende sensibilizar e conscientizar a população sobre os direitos e deveres no trânsito. O festival, que foi criado em 2004, inclui atividades pedagógicas e a temática do cotidiano escolar no trânsito.

A educadora do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Zoraide Urcino, participou como jurada pedagógica nos últimos dois anos. Ela explicou que o teatro é utilizado como ferramenta pedagógica e estimula os alunos e professores a produzirem atividades relacionadas ao trânsito de forma prazerosa e lúdica, desenvolvendo não só o processo de produção e criação do espetáculo, mas também de todas as expressões da arte e cultura.

"As crianças, jovens e adultos, de acordo com cada categoria, levam para o palco o seu protagonismo que resulta, com certeza, em multiplicadores da ideia que tanto almejamos ver, um trânsito de qualidade e de convivência pacífica", afirmou a educadora.

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), André Luiz Ferreira, explica que o Fetran é realizado em cinco etapas regionais de onde sairão cinco vencedores, que concorrerão à última etapa, no Cine Teatro, em Cuiabá.

Podem participar do festival alunos matriculados na educação infantil, no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e no Ensino Médio das escolas das redes pública e privada, bem como alunos matriculados em projetos de arte e cultura e programas sociais de caráter educativo.

“O projeto é uma ferramenta de transformação, por meio do teatro, de forma lúdica que ensina as crianças a segurança no trânsito”, acrescentou o inspetor.

O evento é coordenado pela 2ª Superintendência Regional da PRF em Mato Grosso, e tem o apoio da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Detran-MT, prefeituras municipais e parceiros que se incluem no âmbito dos projetos de Educação para o Trânsito, de acordo com as orientações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Veja as datas e cidades que fazem parte do roteiro do XIV Fetran: 

Período
Etapa
Município
De 25 a 27 de abril
Etapa Aricá
Campo Verde
De 09 a 11 de maio
Etapa Teles Pires
Sinop
De 23 a 25 de maio
Etapa Araguaia
Primavera do Leste
De 06 a 08 de junho
Etapa Guaporé
Comodoro
De 20 a 22 de junho
Etapa Cuiabá
Várzea Grande
De 11 a 13 de julho
Etapa Mato Grosso
Cuiabá

 

As inscrições para o Fetran foram prorrogadas até o fim do mês de abril. Os interessados devem se inscrever pelo site www.fetran.com.br. Mais informações pelo e-mail: fetran@prf.gov.br.

 

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114