Cuiabá | MT 18/04/2024
Turismo
Sexta, 11 de agosto de 2017, 12h01

Projetos Ambientais em escolas contribuem para o incentivo de práticas sustentáveis


Com apresentações musicais e de peças teatrais, alunos de nove escolas da rede municipal de ensino que trabalham a política dos 3Rs – Reduzir , Reutilizar e Reciclar, mostraram que através de ações práticas é possível minimizar o desperdício de materiais e produtos, além de poupar a natureza da extração inesgotável de recursos naturais. O “Dia R de reflexão sobre o Meio Ambiente Sustentável na Comunidade Escolar” foi realizado em Várzea Grande, no dia 09 de agosto, na Escola Municipal de Educação Básica “Eunice César de Melo”.

“Os alunos foram muito felizes em mostrar por meio das apresentações, que adotando práticas simples, é possível diminuir o custo de vida reduzindo gastos, além de favorecer o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida de todos”, disse o secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidélis, sobre a política dos 3R’s aplicada em nove escolas da rede municipal de ensino e abrangendo a mais de 3,5 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

“A política de ensino dos 3Rs é um conjunto de ações sugeridas durante a Conferência da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992, e o 5° Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento, realizado em 1993. A partir de então, os 3R’s consistem nos atos de Reduzir, Reutilizar e Reciclar o lixo produzido, que passaram a ser ensinados integrados a diversas disciplinas da grade curricular”, citou Fidélis.

De acordo com a diretora da Escola Municipal de Educação Básica “Eunice César de Melo”, Terezinha Correia de Almeida, é passado para os alunos que o grande aumento da produção de lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade. “A produção de lixo é inevitável durante as atividades humanas, porém pode haver a sua diminuição, esse fato pode ser obtido através da implantação da política dos 3R’s. A partir dessa máxima podemos trabalhar o assunto em diversas áreas do conhecimento como matemática, português, biologia, ensino religioso, entre outras”, explica Terezinha.

A diretora também complementa que a aceitação sobre o tema foi de fácil adesão junto aos alunos. “Pudemos ver que nossos alunos tiveram uma grande mudança de comportamento. Eles corrigem os pais para que não joguem determinados materiais fora, pois podem ser reaproveitados. Os alunos estão inclusive produzindo brinquedos de tabuleiro como dama e trilha a partir de materiais reciclados, tudo por iniciativa própria”, disse Terezinha.

A ação que integra políticas públicas das secretarias municipais de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável na rede de ensino de Várzea Grande despertou a criatividade dos alunos que surpreenderam professores e comunidade escolar com um desfile de roupas feitas em papel jornal, com copos descartáveis e outros materiais reutilizáveis. “Todos os textos e ideias, seja das peças de teatro, das apresentações de musicais, dos materiais confeccionados para exposição ou as roupas do desfile, foram feitos pelos alunos, os professores apenas ajudaram no desenvolvimento do texto”, detalha a diretora Terezinha.

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Manoel João de Arruda, por exemplo, trabalharam o tema das queimadas urbanas. O roteiro do espetáculo fez uma crítica ao costume corriqueiro da queima de resíduos nos quintais das casas, que além de poluir o ar, na época de seca prejudica a respiração das pessoas. Também participaram alunos das escolas municipais de educação básica “Professora Maria das Graças Pinto”, “Professora Rita Auxiliadora de Campos Cunha”, “Emanuel Benedito de Arruda”, “Jaime Veríssimo de Campos”, “Maria Pedrosa” e, “Eunice César de Melo” com apresentações de peças teatrais.

O professor Vagner César de Barros, lembrou que além do Projeto 3 Rs, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer possui outros programas de conscientização ambiental a exemplo do projeto “Plantar e Cuidar”, que promove a visita de alunos da rede municipal de ensino semanalmente ao Parque Ecológico Municipal Tanque do Fancho. E, em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Social, a Educação recebe nas escolas municipais o teatro de fantoches da Guarda Municipal de Várzea Grande.

“No passeio, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar uma aula de campo, percorrendo trilhas, recebendo orientações de professores e técnicos de Meio Ambiente sobre fauna, flora, plantio de mudas, destino correto de resíduos e a preservação de mananciais. O teatro apresentado pela Guarda Municipal está percorrendo 16 escolas da rede municipal até o dia 2 de setembro”, informa o professor.

Além das apresentações artísticas, houve a exposição de brinquedos, obras de arte e tapete ecológico, todos produzidos a partir de materiais recicláveis recolhido pelos estudantes das escolas participantes do Projeto 3 Rs. As atividades do projeto 3Rs seguem com ações nas escolas até o dia 20 de setembro. Está prevista a coleta de resíduos para o processo correto de reciclagem, visita à fábrica de refrigerantes que realiza a reciclagem de garrafas pet, além de uma aula de campo no Sesc Pantanal, na cidade de Poconé.

“A política dos 3Rs é uma medida criada para que as pessoas aprendam desde crianças a diminuir a produção de lixo. Um aprendizado para influenciar a população a poluir menos o meio ambiente através de um consumo consciente e também incentivar o consumo sustentável dos produtos e materiais utilizados no dia a dia. Com esses princípios teremos um meio ambiente mais preservado, pois a geração de lixo pela sociedade será menor. É claro que essa não é a única medida de preservar a natureza, mas com certeza é um importante passo da Educação para garantir um mundo melhor para as gerações futuras”, concluiu o secretário Silvio Fidélis.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114