Cuiabá | MT 17/04/2024
Turismo
Quarta, 10 de janeiro de 2018, 01h35

Conheça Urupema, a cidade mais fria do Brasil


.

É a terceira vez em 40 anos que camadas de neve cobrem um trecho do deserto do Saara, na Argélia, e a situação já causou curiosidade e estranhamento.

Aqui no Brasil, país com extensões continentais e regiões de realidades tão distintas, falar em neve também causa surpresa. Em Urupema, Santa Catarina, o inverno rigoroso traz registros de geadas, neve e congelamento do orvalho.

O antigo povoado de Santana fica a uma altitude de 1.450 metros acima do nível do mar e tem temperatura média anual de 13°C. “A neve acontece na transição entre massa de ar frio, polar e o encontro com a umidade. Na região, é pelo menos duas vezes por ano, normalmente em julho e agosto”, explica o meteorologista Clóvis Correa, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).

O especialista conta ainda que os interessados em saber quando os fenômenos gelados irão ocorrer podem acessar o portal do Ciram. “A gente sempre avisa com antecedência, faz a previsão para quem quer visitar”, finaliza.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114