Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Sexta, 12 de janeiro de 2018, 10h43

Folias de Reis vão se apresentar no Santuário Nacional


Foto: Thiago Leon
.

O som e o colorido de mais de 100 companhias de reis de diversos estados do Brasil devem encher o Santuário Nacional no próximo sábado (13). Com suas roupas características, as diversas “folias”, como são conhecidos os grupos, participarão da missa das 9h na Basílica de Aparecida. Ao fim da celebração, eles se apresentarão diante do Altar Central e da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A comemoração em honra aos Três Magos, que segundo a tradição católica seguiram a estrela para adorar o Menino Jesus, acontece anualmente no dia 6 de janeiro. Entretanto, como nesta data os grupos estão em suas festas locais, eles se encontram no fim de semana posterior na terra da Padroeira do Brasil.

A festa é uma das mais novas em Aparecida, mas atrai cada vez mais companhias com o passar dos anos. “Ela começou com o desejo da população de homenagear Santos Reis. Por isso, trazemos as folias que com seu colorido homenageiam Melchior, Gaspar e Baltazar”, conta um dos organizadores da comemoração deste ano, João Antônio Amaral.

O encontro também movimenta a cidade de Aparecida, já que as casas recebem a visita das Folias, que cantam, dançam e rezam na porta de residências e estabelecimentos. Entre os elementos característicos da tradição, que no Brasil remonta ao final do período colonial, está a bandeira com a figura dos Três Reis Magos, além de participantes vestidos de palhaços e músicos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114