Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Quinta, 01 de fevereiro de 2018, 09h55

Conselho Estadual de Turismo aprova novo formato para a FIT Pantanal


O Conselho Estadual de Turismo, em reunião realizada na tarde de terça-feira (30), aprovou um novo formato para Feira Internacional do Pantanal – FIT Pantanal, que em 2018 acontecerá no período de 03 a 06 de maio. Com o novo formato, a FIT Pantanal este ano terá foco em capacitação e qualificação e na promoção de negócios no setor turístico.

“A Integração Sul Americana - Turismo sem Fronteiras” é o tema da terceira edição da Feira. A FIT deverá reunir os principais destinos regionais, nacionais e internacionais (América do Sul), além de apresentar as potencialidades turísticas, produtos, atrativos e negócios.

A alteração no formato da Feira foi proposta pelo Sindetur-MT (Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Mato Grosso), um dos organizadores do evento. “Vamos priorizar as ações que realmente dão resultados para turismo no Estado, como as rodadas de negócio, os seminários e as oficinas de capacitação”, explica o presidente do Sindetur, Oiran Gutierraz.

Na edição de 2018, ficará de fora da programação o pavilhão de exposição. “O modelo da feira com o pavilhão de exposições e demais atrações tem um custo muito elevado em função da infraestrutura. E, atualmente, existe uma dificuldade muito grande em atrair investidores, patrocinadores, expositores”, conta Oiran.

O secretário adjunto de Turismo do Estado, Luis Carlos Nigro, destaca que nas duas edições anteriores (2016 e 2017), o maior resultado da FIT Pantanal foram as rodadas de negócios, com a presença de operadores nacionais e internacionais. Somente em 2017, foram gerados negócios no valor de aproximadamente R$ 4,1 milhões.

“Este ano, vamos focar em atrair visitantes e empresários dos países vizinhos ao Brasil, dentro do tema da Integração Sul Americana. Estes países têm demonstrado cada vez mais interesse no turismo no Brasil, e Mato Grosso está trabalhando para atrair estes visitantes, através de famtour, fampress e outras ações que serão desenvolvidas durante a FIT Pantanal 2018”, destaca Nigro.

A Feira terá como parceiros o Sebrae, o Ministério do Turismo, Embratur e Governo do Estado.

A programação incluí a Rodada de Negócios Internacional; a Rodada Nacional de Negócios patrocinada e a Rodada Negócios do Brasil Central. Prevê também o Encontro Internacional de Turismo Empresarial, Institucional e Acadêmico, e ainda painéis, oficinas, mesas redondas, além do famtour (visita as atrações turísticas de Mato Grosso para os operadores do turismo, como agências de viagens) e o fampress (visita as atrações de Mato Grosso para a imprensa nacional e internacional).

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114