» mais
Comentar           Imprimir
Turismo
Sexta, 16 de fevereiro de 2018, 12h07

Vivencie o Tempo da Quaresma no Santuário de Aparecida


Foto: Marília Ribeiro
.

Toda a Igreja católica iniciou na Quarta-feira de Cinzas, que nesse ano caiu no dia 14 de fevereiro, o Tempo da Quaresma, período de 40 dias dedicados pelos cristãos à preparação para a Páscoa.

Esse é um tempo penitencial, de oração e escuta da Palavra e o Santuário Nacional é um convite para todos aqueles que buscam viver bem a Quaresma.

A Casa da Mãe Aparecida possui diversos espaços próprios para o recolhimento e a oração, como as Capelas, que são para os devotos uma oportunidade de reflexão sobre a sua conduta cristã.

Na Capela do Batismo os devotos recordam a sua filiação e o compromisso assumido a partir desse sacramento; Na Capela da Ressurreição renovam a fé e a vontade de construir uma vida nova; Na Capela do Santíssimo, o fiel se prostra em oração e reconhece Deus como o criador, salvador e mestre; Na Capela São José sob a intercessão daquele que foi pai de Jesus, o cristão pede pela vivência de uma fé mais obediente e confiante nos propósitos de Deus; Na Capela das Velas o devoto recorda a luz que é Cristo e é chamado a agradecer e rezar pelos irmãos.

No Santuário o Sacramento da Reconciliação também está garantido. O devoto tem a disposição muitos sacerdotes que atendem na Capela das Confissões, localizada no subsolo da Basílica, de segunda a domingo com confissões particulares e ainda, horários de confissões comunitárias nos fins de semana. 

“Na Capela das Confissões nós oferecemos um subsídio próprio para que a pessoa possa se preparar interiormente, fazendo um bom exame de consciência para esse momento de reconciliação com Deus”, explica o prefeito de Igreja no Santuário, padre Eduardo Ribeiro.

Participando de uma das missas que são celebradas na Basílica, o devoto fecha com chave de ouro a sua peregrinação, vivendo a partilha do pão e escuta da Palavra. “A oração por excelência é a Eucaristia, onde nós rezamos e escutamos da Palavra de Deus”, destacou o sacerdote.

Além disso, toda a obra sacra do Santuário de Aparecida motiva a reflexão e oração. Ao caminhar pelos corredores da Basílica, observa-se o colorido e os traços marcados pelas obras do artista sacro Claudio Pastro, entre elas um corredor dedicado ao Tempo Litúrgico da Quaresma, com painéis que retratam alguns momentos de Jesus até o Calvário, como a última ceia, o lava pés, a entrada de Jesus em Jerusalém, a condenação de Jesus, o encontro com as mulheres de Jerusalém e a crucificação. “Só o fato de contemplar o Santuário já é uma oração, o objetivo da arte não é somente enfeitar o espaço, mas justamente convidar à pessoa a oração”, ressalta padre Eduardo. As obras de arte com referência ao Tempo da Quaresma podem ser vistas na ala oeste, corredor ao lado da Capela do Santíssimo.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114