» mais
Comentar           Imprimir
Turismo
Terça, 10 de abril de 2018, 11h26

Turismo do Brasil presente em encontro do Mercosul


A capital do Paraguai, Assunção, sedia nesta semana uma série de encontros para discutir o turismo no Mercosul e nas Américas. O Ministério do Turismo será representado pela secretária nacional de Promoção e Qualificação do Turismo, Teté Bezerra. A agenda terá início nesta terça-feira (10) com a LXIV Reunião Especializada em Turismo do Mercosul. Entre os temas abordados estão a Comissão de Patrimônios Históricos e o Grupo de Ação Regional das Américas que apresentará o relatório sobre o que foi feito nos países do Mercosul. Outro assunto da pauta de Assunção será a redução tarifária para equipamentos de Parques Temáticos.

Na quarta-feira (11), a secretária participa da XX Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul ao lado da colega Marcela Bacigalupo, Secretária Nacional de Turismo do Paraguai (Senatur) e de representantes dos demais integrantes do bloco econômico. Na agenda do encontro está a troca de experiências bem-sucedidas sobre o trânsito fluvial e terrestre entre os países da fronteira, além de um Fundo de Promoção Turística do Mercosul.

“A parceria do Brasil com os membros do Mercosul é fundamental para a integração do turismo regional. Além de estabelecer uma relação benéfica e equilibrada, essa integração é primordial para promoção conjunta dos destinos e para desenvolver a economia do turismo nos países do bloco”, destacou Teté Bezerra.

Durante a reunião de ministros deverá ser assinada a Declaração de Assunção, documento que contará com a participação do Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili. O texto contempla a discussão sobre a busca de turistas de mercados distantes, conforme o interesse estratégico de cada país. O grupo é composto pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Os roteiros integrados, entre eles o Corredor Jesuítico na América do Sul, receberam sugestões da Comissão de Promoção de Mercados Distantes e Circuitos Integrados sobre três temas para seu desenvolvimento: a eliminação das barreiras alfandegárias, migratórias e de segurança pública; conectividade aérea e terrestres entre os países; e o interesse do setor privado na comercialização desses roteiros como produtos turísticos, além de uma linha de financiamento do BID para a infraestrutura turística da rota jesuítica.

Na quinta-feira (12), haverá o Seminário Internacional sobre o Empoderamento da Mulher no Setor Turístico. Entre as propostas de políticas para se atingir a igualdade de gênero no turismo está a educação como ferramenta de desenvolvimento social e econômico. O empreendedorismo em atividades turísticas e oportunidades de financiamento também são apontados como eficazes para que as mulheres atinjam postos de liderança no turismo.

A semana termina na sexta-feira (13) com a realização da 63ª Reunião da Comissão da OMT para as Américas (CAM). A CAM atua em parceria com a Secretaria Geral da OMT para atender demandas específicas das administrações nacionais de turismo, de autoridades locais e empresas de turismo da região. “A integração no âmbito regional é prioritária para o Brasil e contribui para atingir objetivos como a paz, cooperação e desenvolvimento econômico e social dos parceiros do Mercosul e demais países que integram a Comissão de Turismo das Américas que é vinculada a Organização Mundial do Turismo”, ressaltou Teté Bezerra.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai prefeito Emanuel foi flagrado no caso do paletó furado.
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114