Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Terça, 08 de maio de 2018, 22h07

GDR discute desenvolvimento do turismo no Médio Araguaia


O GDR participou de reunião com os municípios do Consórcio Regional de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Médio Araguaia (Codema), no dia 03 de abril, em Água Boa (distante 741 km de Cuiabá).

A reunião foi importante para apresentar a metodologia e etapas de trabalho dessa parceria para fomentar o corredor turístico no Médio Araguaia em Mato Grosso. O Consórcio é composto por nova cidades (Água Boa, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Querência e Ribeirão Cascalheira).

No encontro foi apresentada a proposta de trabalho visando o desenvolvimento endógeno na região, por meio da cadeia produtiva do turismo, nos mesmos moldes do que já está em andamento no Consórcio Intermunicipal Norte Araguaia (Cidesa NA), no Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia (Cidspa) e no Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social Alto do Rio Paraguai (Cides-ARP).

Agora o secretário executivo Deiwis Schindler e equipe técnica do Codema irão replicar aos gestores do turismo das localidades consorciadas a metodologia de trabalho para o desenvolvimento sustentável, onde através da estrutura do Consórcio Intermunicipal será possível viabilizar ações e projetos que possam, mediante Diagnóstico Turístico, estruturar o corredor turístico na região de forma integrada e participativa.

As temáticas apresentadas foram: Metodologia do Diagnóstico; Objetivos; Etapas; Parceiros Envolvidos; Importância do Consórcio Intermunicipal no Suporte aos Municípios com Potencial Turístico; Fortalecimento dos Corredores Turísticos; ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Promoção e Infraestrutura; Desenvolvimento Endógeno; Mapa Turístico e Captação de Recursos para a Infraestrutura Turística.

Para o Superintendente do GDR, João Eduardo Sá Costa Moreira Brito, esse trabalho é fundamental para o incremento do turismo regional. “Agora chega a vez do Médio Araguaia e o GDR acredita que construir esse trabalho coletivamente tem muito a agregar para a região”, afirmou.

O modelo dos Consórcios Intermunicipais é vital para consolidar ações perenes e que venham a fortalecer a economia regional, de forma integrada e participativa, para que possamos construir políticas públicas que integrem os poderes públicos (estadual e municipal), a iniciativa privada e a comunidade local.

“Após essa agenda, ocorrerá os procedimentos para assinatura do TCT, buscando nessa parceria auxiliar os municípios do CODEMA para impulsionar o turismo, de modo participativo e integrado, para que esse corredor turístico se torne fonte de geração de emprego e renda, com um planejamento turístico estrategicamente configurado nas peculiaridades regionais”, completou o Superintendente.

Com essa agenda técnica com os municípios do Consórcio Intermunicipal Médio Araguaia o GDR totaliza 5 Consórcios Intermunicipais com projetos em parceria para o desenvolvimento regional via GDR na gestão Pedro Taques.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114