» mais
Comentar           Imprimir
Turismo
Sexta, 11 de maio de 2018, 06h05

Ministério homenageia Guias de Turismo e destaca importância da classe


No Dia Nacional do Guia de Turismo, comemorado nesta quinta-feira (10), o Ministério do Turismo homenageia esses personagens do turismo brasileiro que têm a responsabilidade de transformar expectativas e sonhos em realidade. São profissionais fundamentais para uma viagem mais proveitosa na sua missão de orientar, cuidar e dar apoio ao turista, zelando pela organização da viagem, deslocamentos, embarques, informações, traslados e excursões, visando sempre o bem-estar de todos.
 

Paulino Menezes/ MTur

“O Guia de Turismo é o elo entre o turista e os demais serviços prestados ao visitante. Com o guia, o turista ganha tempo, segurança e informações preciosas sobre os pontos turísticos e momentos que contribuem para enriquecer a experiência da viagem. O guia é um anfitrião do destino. Além de receber bem e fazer com que o turista se sinta acolhido, o trabalho do guia ajuda a promover o local e a desenvolver o turismo brasileiro”, destacou o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz.

A profissão de Guia de Turismo foi reconhecida pela lei n.º 8.623/93, de 28 de janeiro de 1993. A formação se dá em curso técnico de 800 horas, reconhecido pelo Ministério da Educação. O exercício da atividade é de cadastro obrigatório no Ministério do Turismo com atualização a cada cinco anos. São 19 mil guias regularizados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo.

No Cadastur o viajante encontra informações detalhadas sobre o profissional autônomo que desejar contratar, como a data de validade do cadastro, localização, telefone, categoria do guia (regional, nacional e internacional), línguas faladas e especialização em atrativos. Nas entidades representativas da categoria, o turista também poderá solicitar um profissional Guia de Turismo para auxiliar excursões, passeios, traslados, elaboração de roteiros e outras necessidades para tornar a experiência da viagem ainda mais agradável.

Para o presidente da Federação Nacional de Guias de Turismo (Fenagtur), Henrique Dantas, ser guia é mais que ter formação e conhecimento acerca de territórios. “Quando a mensagem é direcionada por um Guia de Turismo, os cartões postais ganham novos olhares, conseguindo ampliar detalhes que o turista desconhece”. Conhecer os diversos atrativos turísticos de localidades, vivenciar a religiosidade, história, manifestações culturais, experimentar os sabores e interagir com saberes, sem dúvida, se tornam especiais e enriquecedores com a condução de um Guia de Turismo. São profissionais que se dedicam para transformar férias e viagens em momentos inesquecíveis.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114