Cuiabá | MT 19/03/2024
Turismo
Terça, 17 de julho de 2018, 03h31

Águas para mergulhar e flutuar pelo Brasil


Férias são momentos para descobrir, ou redescobrir, caminhos para a diversão e o Brasil é um país repleto de atrativos que agradam públicos de diferentes idades. Uma dessas opções passa por debaixo d’água e pode levar o viajante a um universo pouco explorado. Mergulhar ou flutuar nas águas brasileiras é um convite para desbravar belezas naturais que proporcionam relaxamento e aventura.

Por ser considerado o país número 1 do mundo no quesito atrativos naturais, segundo estudo do Fórum Econômico Mundial, de norte a sul do Brasil são encontrados ambientes para a prática dessas atividades. Seja doce ou salgada, cristalina ou multicor, mergulhar ou flutuar pode ser uma experiência renovadora, desde que realizada com segurança. O auxílio de instrutores e agências cadastradas no sistema Cadastur, do Ministério do Turismo, além do equipamento correto para a prática são fundamentais.

Conheça alguns destinos que oferecem esse passeio:

Mato Grosso do Sul: As belezas das águas cristalinas dos rios como o da Prata e o Sucuri, em Jardim e Bonito, é prova de que os nomes das cidades não foram escolhidos por acaso. Considerados uma das principais localidades de ecoturismo do país, as águas transparentes, azuis ou esverdeadas trazem contato direto com a natureza e com a vida aquática, além de um mergulho literal no desconhecido.

Rio de Janeiro: Búzios e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos fluminense, escondem verdadeiros tesouros embaixo d’água e são conhecidas como locais para a prática de mergulho. A biodiversidade marinha das águas desses municípios, tendo aparição de animais como tartarugas, arraias, e, em algumas épocas do ano, baleias, cardumes de golfinhos e pinguins demonstram a riqueza da fauna local.

Pernambuco: Fernando de Noronha possui mais de 30 pontos de mergulho e é um dos locais mais procurados para a atividade. O arquipélago tem passeios que podem ser feitos por mergulhadores iniciantes ou experientes, que buscam emoções radicais. No mar de Noronha, os turistas mergulham com os peixes, tartarugas, golfinhos e tubarões, observam a vegetação nativa e as aves marinhas que habitam a região.

Tocantins: Flutuar na hidrografia do Jalapão, em Tocantins, é estar, literalmente, sentado na água. Os fervedouros fazem com que o turista flutue em uma verdadeira piscina de água natural que não deixa ninguém afundar, devido à ação da pressão exercida pela água que vem do lençol freático. Além da sensação, a diversidade de cores e formatos dos fervedouros traz ao visitante relaxamento e contemplação.

Santa Catarina: O município de Bombinhas tem 39 praias dignas de receberam visitas para um mergulho ecológico. As Ilhas da Reserva Biológica do Arvoredo são locais amplamente procurados para a prática da atividade, pois, além da beleza natural e variedade de espécies aquáticas, o local conta com um navio naufragado que virou atrativo para os mergulhadores. A calmaria e tranquilidade das águas das praias da Sepultura e da Lagoinha também farão com que os visitantes mergulhem em uma aventura aquática.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114