Cuiabá | MT 19/03/2024
Turismo
Sábado, 21 de julho de 2018, 06h09

Conhecendo o Brasil sobre duas rodas


São muitas as opções de destinos brasileiros para quem quer viajar de bicicleta. Pedalando por caminhos e trilhas diversos, o turista sobre duas rodas alcança lugares quase inacessíveis. Um passeio de bike ajuda a desbravar, desde lugares pacatos, como a paradisíaca Trancoso (BA), na Costa do Descobrimento, à uma expedição pela Chapada Diamantina, no interior da Bahia. São cachoeiras, cavernas e rios ao longo de quase 300 km de trilhas, partindo de Lençóis e percorrendo paisagens deslumbrantes. Aventura semelhante pode ser feita pelos atrativos da Capada dos Veadeiros (GO).

O Caminho da Luz, pelas montanhas de Minas Gerais, reúne peregrinos que praticam o turismo religioso e de natureza e aventura. Os quase 200 km de trilhas entre a cidade de Tombos e a base do Pico da Bandeira, em Alto Caparaó, na divisa com o Espírito Santo, são percorridos a pé, cavalgando ou pelos praticantes de mountain bike. De bicicleta são quatro dias de pedaladas, mais um para subir e descer o Pico da Bandeira a pé. É o terceiro ponto mais alto do Brasil com 2.982 metros de altitude. Ainda em Minas Gerais, a serra da Canastra está entre os roteiros de cicloturismo que levam a cachoeiras gigantes e nascentes, como a do Rio São Francisco.

Outro destino mineiro que pode ser percorrido de bicicleta é a Estrada Real. O caminho colonial para o escoamento do ouro, passando por São Paulo até o litoral do Rio de Janeiro, é rico em história, cultura, gastronomia e belezas naturais. O roteiro completo tem 1.600 km. Se o ciclista preferir explorar a Estrada Real por partes, pode escolher um dos três caminhos: o velho, o novo e o dos diamantes. Todos convergem para a antiga capital, Ouro Preto. Também entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a Serra da Mantiqueira oferece várias opções de caminhos para os cicloturistas. O percurso de 300 km entre Campos do Jordão (SP) e Paraty (RJ) é um dos preferidos.

Santa Catarina tem vários circuitos para exploração dos destinos turísticos de bicicleta. O Vale Europeu é o mais estruturado. A ciclovia percorre 300 km por nove municípios de cultura italiana e alemã. Timbó, a 30 km de Blumenau, é o ponto de partida e chegada das expedições e de pedaleiros solitários. A rota conta com atrativos naturais, religiosos e de turismo rural.

A Costa Verde e Mar catarinense, ao norte de Florianópolis, também pode ser explorada de bicicleta. O percurso de 270 km passa por 11 cidades, sendo oito delas praianas, como Balneário Camboriú. Já o Circuito das Araucárias é repleto de atrativos naturais, históricos, gastronômicos e culturais ao longo de 250 km. Em um trecho de apenas 3 km, o ciclista encontra uma sequência de 14 cachoeiras.

Vários trechos do Caminho da Fé, em São Paulo, levam à basílica de Aparecida. O mais longo, com percurso de 500 km, partindo de Águas de Prata, também é feito de bike e dura até 10 dias de pedaladas. Também pode-se ir de São Paulo ao Paraná, pelo litoral, percorrendo ilhas e praias de bike. O roteiro ecológico dura uma semana. Já a travessia Salesópolis-Caraguatatuba, pela Serra do Mar, é considerada pelos cicloturistas uma das descidas mais bonitas para o litoral paulista.

PEDAL E VINHO – No Rio Grande do Sul, o Vale dos Vinhedos une enoturismo e ciloturismo na mesma viagem. A região da Serra Gaúcha concentra as principais vinícolas brasileiras. Entre uma pedalada e outra pelos parreirais, o turista pode degustar um bom vinho ou espumante e conhecer o processo de cultivos das uvas e de produção da bebida.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114