» mais
Comentar           Imprimir
Turismo
Quinta, 26 de julho de 2018, 05h36

Conheça 10 motivos que fazem do Brasil um dos países mais visitados do mundo


Mais de 6,5 milhões de turistas estrangeiros estiveram no Brasil, somente no ano passado, vindos, sobretudo, dos vizinhos latino-americanos. Um levantamento do Ministério do Turismo mostra que 60% deles vieram ao País em busca de lazer.

O Brasil está entre os destinos mais procurados do mundo. É o que aponta o Barômetro do Turismo, da Organização Mundial do Turismo (OMT). E opções não faltam. A amplitude territorial abriga não só uma diversidade de paisagens e biomas, mas também de culturas e costumes que atraem esses viajantes.

Confira algumas das principais experiências turísticas disponíveis nas regiões brasileiras:

1. Ecoturismo
A Organização Mundial do Turismo (OMT) classificou o Brasil como o país mais propício à prática do ecoturismo no mundo. Isso porque o País oferece as condições ideais para essas atividades, como rapel, rafting, trekking e mergulho. Em destinos como a Chapada Diamantina (BA), os turistas podem aproveitar as cachoeiras e grutas. Também é possível aproveitar as dunas móveis em Natal (RN) ou nadar nas águas cristalinas de Bonito (MS).

2. Acessibilidade

Para tornar o turismo mais democrático, diversos equipamentos urbanos e turísticos contam com dispositivos para assegurar que viajantes com deficiência física, visual, auditiva e intelectual aproveitem a experiência. Em Salvador (BA), por exemplo, rampas e elevadores permitem que todos os visitantes tenham acesso à arquitetura de época. Já em Foz do Iguaçu (PR), pioneira em turismo acessível, as opções vão desde a observação das cataratas até salto de paraquedas para pessoas com deficiência. Já no Rio de Janeiro, por conta da Paralimpíada, locais muito procurados, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, também foram adaptados.

3. Praias
O litoral brasileiro se estende por quase 8,5 mil km² que oferecem infraestrutura aos viajantes, passando por Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do País. Com tantas opções, os turistas podem ter um contato mais próximo com recifes de corais em Pernambuco, conhecer a vida marinha preservada em Fernando de Noronha ou chegar às piscinas naturais da praia de Pajuçara, em Alagoas, de jangada.

4. Gastronomia
A diversidade de pratos típicos brasileiros é um grande motivo da atração de visitantes ao País e expressa a profusão de influências culturais que fazem parte da história nacional. A maniçoba, por exemplo, é uma feijoada de origem indígena preparada na região Norte e leva folhas de mandioca ao invés de feijão. No Centro-Oeste, a pedida é o caldo de piranha. O peixe típico do Pantanal tem a carne batida com especiarias. No Sul, é popular o chimarrão, bebida quente à base de erva-mate.

5. Artesanato
Mais de 10 milhões de artesãos estão espalhados pelo País e produzem diversos tipos de peças que representam a cultura nacional em feiras e mercados de diversos estados. Em Tocantins, por exemplo, as peças são fabricadas com capim dourado, planta abundante na região. Já objetos de cerâmica são populares no Centro-Oeste do País. E em Minas Gerais, as carrancas são objetos talhados em madeira que, acreditam os nativos, espantam maus espíritos.

6. Pré-história
Para os curiosos e pesquisadores sobre o período pré-histórico, o parque da Serra da Capivara (PI) preserva paredões e cavernas com registro de pinturas rupestres. As imagens remontam ao cotidiano da população que habitou a região há 60 mil anos. O local reúne a maior concentração de pinturas rupestres do continente americano em cinco municípios piauienses.

7. Literatura
Há ainda passeios que aliam experiências turísticas e literatura. A rota literária passa pela casa da poetisa Cora Coralina, em Goiás, onde os turistas podem encontrar fotografias, cartas, livros e objetos pessoais da escritora. A Casa de Cultura Mario Quintana, no Rio Grande do Sul, promove sessões de cinema e encontros de literatura - o poeta viveu no local por mais de 20 anos. Em Minas Gerais, o homenageado é Guimarães Rosa. A casa-museu, que fica em Belo Horizonte, também foi o local de nascimento do escritor. E Paraty, Rio de Janeiro, abriga um dos eventos literários mais respeitados do mundo, a Feira do Livro de Paraty (Flip).

8. Música
Um roteiro musical é uma boa pedida para quem quer explorar o País a partir dos ritmos regionais. O frevo, estilo muito presente em Pernambuco, pode ser apreciado ao máximo durante o Carnaval. Na Bahia, impera o axé. Já no Maranhão, as produções de reggae levaram à criação do primeiro museu sobre o ritmo fora da Jamaica.

9. Teatro
Os teatros brasileiros também encantam os turistas, tanto pelas peças encenadas, quanto pela arquitetura. O Theatro Municipal de São Paulo (SP) foi inspirado na Ópera Garnier de Paris e inaugurado no início do século XX. Já o Teatro da Paz, em Belém (PA), tem influências do teatro italiano e é a primeira casa de espetáculos da Amazônia. O Theatro José de Alencar, de Fortaleza (CE), é mais um monumento artístico que abriga outras obras de arte, como o jardim projetado pelo paisagista Burle Marx.

10. Festivais
Outro atrativo são os festivais culturais que acontecem em épocas determinadas. É o caso do Carnaval, que ocorre entre fevereiro e março e leva milhares de foliões às ruas para festejar ou participar dos grandiosos desfiles de escolas de samba. Entre junho e julho, as festas juninas atraem turistas em todo o País para aproveitar as comidas típicas, a maioria feitas com milho, e dançar quadrilhas. Há ainda o festival de Parintins, no Amazonas, que celebra a disputa entre os bois Caprichoso e Garantido em desfiles que concentram rituais indígenas e costumes regionais.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114